O artigo “Proposta da Metodologia Gurias of Code: Aprendizagem Colaborativa e Criativa no Ensino de Programação”, produzido por Raissa P. de Moura, Ildevana Poltronieri, Alice Finger, Vinicius S. da Silva, Rafael S. da Silva e Caio S. Borges, recebeu o prêmio de Melhor Artigo de Extensão na IX Escola Regional de Engenharia de Software (ERES 2025), realizada de 29 a 31 de outubro, em Chapecó (SC). O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne anualmente docentes, pesquisadores e estudantes da Região Sul para discutir práticas e avanços em Engenharia de Software.
O trabalho apresenta os fundamentos pedagógicos e os resultados da metodologia implementada no projeto Gurias of Code, iniciativa que busca ampliar a participação de gurias e mulheres na área da Computação por meio de ações integradas de ensino, extensão e inovação social.
Desenvolvido na Unipampa, o Gurias of Code promove oficinas, mentorias e atividades de capacitação voltadas a mulheres da comunidade, estimulando o desenvolvimento de competências em programação e empreendedorismo feminino. A metodologia descrita no artigo integra aprendizagem colaborativa, abordagens criativas e elementos de design thinking, fomentando a autonomia e a resolução de problemas reais.
Últimos Avisos
-
07/05/2026 - 16:39
-
04/05/2026 - 11:43
-
30/04/2026 - 15:27
-
28/04/2026 - 08:59
-
27/03/2026 - 11:19
-
26/03/2026 - 13:38



