Início > V escola regional de engenharia de software eres 2021
V Escola Regional de Engenharia de Software - ERES 2021
Data de publicação 01/12/2021 - 09:04 Atualizado em 01/12/2021 - 09:04
Por Camila Lacerda Tolio Richardt

A Escola Regional de Engenharia de Software (ERES) é promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A quinta edição da escola, a ERES 2021, ocorrerá no período de 01 a 03 de dezembro de 2021.

A programação será de forma totalmente online e todas as palestras serão no período noturno, com transmissão pelo YouTube.

A realização desta edição do evento foi organizada pela SBC em parceria com as instituições UEM/PR, UDESC/SC e Unipampa/RS, cada uma representando seu estado.

A ERES tem por objetivo disseminar o conhecimento e boas práticas em Engenharia de Software (ES), do ponto de vista profissional e acadêmico. A ERES 2021 é um espaço regional para que possam ser apresentados os resultados de pesquisas de graduação e pós-graduação e relatos de experiência na indústria. Além disso, possibilitará um ambiente natural para a discussão de abordagens no ensino-aprendizagem na ES nas instituições de ensino superior da Região Sul do Brasil.

A realização da ERES 2021 oferecerá aos seus participantes atualizações do estado-da-arte da pesquisa científica na área de engenharia de software por meio da apresentação de palestras ministradas por pesquisadores renomados. Dessa forma, este evento irá possibilitar a divulgação de conceitos atuais na área, além de divulgar o que se está pesquisando em engenharia de software na região sul, no país e no mundo, inspirando assim o gosto pela pesquisa científica aos participantes.

A programação da ERES 2021 está sendo elaborada com palestras e submissões de artigos para serem apresentados em um Fórum de Graduação, um Fórum para Pós-Graduação e Trilha da Indústria.

Fórum para Graduação
O Fórum para Graduação da ERES 2021 é um espaço destinado para apresentação dos trabalhos de pesquisa ou relatos de experiência em Engenharia de Software, desenvolvidos por acadêmicos de graduação, principalmente das IES catarinenses, gaúchas e paranaenses.

Fórum para Pós-Graduação
O Fórum de Pós-Graduação da ERES 2021 é um espaço para apresentação de trabalhos de estudantes de pós-graduação, com o objetivo de incentivar a troca de experiências e divulgar pesquisas em andamento e/ou concluídas e resultados obtidos. Além da clareza do trabalho, relevância do tema, e qualidade da apresentação, o Comitê Científico da ERES 2021 avaliará também as contribuições científicas do trabalho.

Trilha da Indústria
A Trilha da Indústria de Software da ERES 2021 é um espaço para apresentação de trabalhos de profissionais do setor produtivo de T.I, ou de trabalhos acadêmicos resultantes de aplicações práticas na indústria de software e que apresentem real contribuição para o mercado de software. O objetivo é incentivar a troca de experiências entre profissionais da academia e indústria de software. Recomenda-se que ao menos um autor do artigo tenha sua afiliação associada a um dos setores da indústria de software.

Acesse o site do evento ERES 2021

V Escola Regional de Engenharia de Software - ERES 2021