Início > Campus bage sediara recital metamorfora
Data de publicação 20/05/2015 - 13:30 Atualizado em: 26/06/2015 - 11:50 365 visualizações

Campus Bagé sediará recital Metamorfora

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediará o Recital Metamorfora, que é um projeto fruto da parceria entre o contrabaixista Marcos Machado e o pianista Ney Fialkow, no dia 28 de maio, às 19h. A apresentação será realizada no auditório do Campus Bagé.

O recital na Unipampa será o segundo da turnê de lançamento e apresentação do projeto em dezenas de cidades e universidades federais do Brasil.

Metamorfora foi produzido em Lansing, Michigan, pelo selo americano Blue Griffin, que tem divulgado importantes trabalhos de música de câmara de diversos instrumentistas de renome internacional. A parceria nasceu em Bagé, durante a primeira edição do Festival Internacional Música no Pampa (Fimp), em 2010, ocasião em que o duo foi formado.

O projeto traz, em seu programa, obras de Boccherini, Beethoven, Henrique Oswald, Aulios Sallinen e Frank Proto. O CD poderá ser autografado pelos músicos logo após o recital, que tem entrada franca.

Sobre os músicos

Marcos Machado é natural de Bagé/RS e radicado nos Estados Unidos, onde reside há 19 anos. A formação em contrabaixo teve início com Milton R. Masciadri (1931-2009), na Escola da Ospa. Continuou os estudos com o Dr. Masciadri, na UGA, nos Estados Unidos. Machado é doutor em música (DMA) pela University of Illinois em Urbana-Champaign.

Marcos Machado posa para foto segurando seu contrabaixo, e olha para a câmera com expressão séria. Ele usa roupas negras

Em sua carreira internacional, atua como solista, professor e músico de câmara. Desde 2005, é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi.

Ney Fialkow é professor do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Solista e camerista, Fialkow já foi premiado em diversos concursos, recebendo o título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo.

Ney Fialkow posa para foto sentado ao piano, e com o rosto voltado para a câmera, com expressão séria. Ney usa paletó negro com gravata vermelha e preta

O pianista realizou a formação em pós-graduação nos Estados Unidos. O mestrado em música foi cursado no New England Conservatory, em Boston. Já o título de doutor em música obteve no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da pianista Ann Schein.

Confira a programação da turnê do Projeto Metamorfora:

27 de maio: Pelotas/RS (UFPel);

28 de maio: Bagé/RS (Unipampa);

29 de maio: Santa Maria/RS (UFSM);

9 de junho: Curitiba/PR (Embap);

10 de junho: Londrina/PR (Teatro Crystal Palace);

11 de junho: Tatuí/SP (Conservatório);

12 de junho: Campinas/SP (Unicamp);

13-14 de junho: Porto Alegre/RS (UFRGS);

15 de junho: Rio de Janeiro (UNIRIO);

16-17 de junho: Brasília (UnB);

Julho: Festivais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo;

11 de agosto: Natal/RN (UFRN);

12 de agosto: João Pessoa/PB (UFPB);

13 de agosto: Recife/PE (UFPE);

14 de agosto: São Paulo, SP (Unesp).

Tags: Eventos, Bagé