Início > Unipampa seleciona alunos para dois cursos gratuitos de especializacao
Data de publicação 06/10/2023 - 11:44 Data de atualização: 06/10/2023 - 11:44

Unipampa seleciona alunos para dois cursos gratuitos de especialização

Ao todo, são ofertadas 150 vagas; inscrições encerram no dia 1º de novembro
Por Emanuelle Tronco Bueno

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de pós-graduação em nível de especialização presencial e a distância (EaD) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). São ofertados dois cursos. A especialização Ensino de Ciências e Tecnologias será ofertada a distância com algumas atividades presenciais em escola de Educação Básica. Já a especialização Desenvolvimento Regional e Territorial será presencial, no Campus Itaqui. Ao todo, são disponibilizadas 150 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2024. As inscrições, gratuitas, terminam no dia 1º de novembro e devem ser feitas pelo sistema Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri).

A seleção será uma espécie de prova de títulos e de conhecimento para analisar a trajetória profissional e acadêmica do candidato. A Comissão de Seleção de cada curso avaliará os candidatos de acordo com o estipulado no respectivo edital. Os cursos pontuam cursos de curta duração; participação em eventos e projetos; publicações; bem como atividades profissionais ou sociais ligadas à temática do curso pretendido.

A seleção dos candidatos para a especialização em Ensino de Ciências e Tecnologias é composta por análise do Currículo Lattes, conforme orientação constante no Anexo III do Edital nº 376/2023, com peso de 100% da pontuação. Já a seleção dos candidatos para o curso de especialização em Desenvolvimento Regional e Territorial possui duas etapas: análise de Currículo Lattes e entrevista, sendo que cada etapa vale 50% do peso da nota final. As entrevistas serão realizadas de forma on-line, através da plataforma Google Meet, seguindo os critérios do Edital nº 377/2023.

Confira os detalhes dos cursos disponíveis:

1) ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

Local: a especialização é a distância, com atividades presenciais em escola de Educação Básica e participação em seminário integrador semestral associado ao Campus Caçapava do Sul

Seleção: análise curricular

Mais informações: Edital nº 376/2023 ou através dos e-mails rede.sacci@unipampa.edu.br e cacapava@unipmpa.edu.br

2) DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TERRITORIAL

Local: Campus Itaqui

Seleção: análise curricular e entrevista

Mais informações: Edital nº 377/2023 ou através do e-mail sec.acad.itaqui@unipampa.edu.br