Início > 11o siepe discutira educacao e ciencia para o desenvolvimento sustentavel
Data de publicação 12/09/2019 - 11:40 Atualizado em: 12/09/2019 - 11:40 488 visualizações

11º Siepe discutirá Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

Evento, que ocorre entre os dias 22 e 24 de outubro em Santana do Livramento e Rivera, está com inscrições abertas
Por Franceli Couto Jorge

A fronteira entre o Brasil e o Uruguai novamente será palco para o maior evento científico da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Em sua 11ª edição, o evento será realizado nas cidades de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2019. A temática deste ano será Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável, alinhando-se às discussões da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019 e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O período de inscrições para os interessados em participar do Siepe já está aberto e segue até dia 14 de outubro. Quem deseja submeter trabalhos deverá fazê-lo até dia 27 de setembro, às 17h. Esta também é a data limite para o aceite do orientador para Iniciação Científica. Os interessados em participar como avaliadores devem realizar a inscrição até dia 16 de setembro.

A organização do 11º Siepe conta com a parceria entre instituições brasileiras e uruguaias: Unipampa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) e Universidade da República (Udelar).

Como se inscrever?

O acesso ao formulário de inscrição pode ser feito por meio do site do 11º Siepe ou diretamente pelo sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri).

Quais as modalidades de inscrição?

Nesta edição, o Siepe tem cinco modalidades de inscrição:

Iniciação Científica de Nível Médio – Destinada aos estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico;

Iniciação Científica – Destinada aos estudantes de graduação e aos egressos dos cursos de graduação de Instituições de Ensino Tecnológico e Superior que defenderam seus trabalhos em 2018;

Pós-Graduação – Destinada aos estudantes dos cursos de pós-graduação de Instituições de Ensino Superior;

Pesquisador – Modalidade destinada a servidores técnicos, pesquisadores e docentes vinculados a instituições de nível tecnológico e superior, órgãos de pesquisa, organizações de desenvolvimento regional e institutos tecnológicos e de centros de pesquisa;

Ouvinte – Destinada à comunidade em geral.

Qual o valor da inscrição?

Os inscritos na modalidade Pesquisador deverão pagar uma taxa no valor de R$ 30. Para os demais participantes, o valor é de R$ 20. Os estudantes beneficiados por Programas de Permanência não pagam a taxa de inscrição.

Submissão de trabalhos: o que saber?

Os trabalhos para o Siepe devem ser submetidos em uma das quatro categorias: ensino, pesquisa e inovação (graduação ou pós-graduação), extensão e iniciação científica júnior (alunos do ensino médio). A submissão dos trabalhos deve ser realizada, exclusivamente, por um dos autores por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Neste ano, o regulamento traz novas orientações quanto às modalidades de apresentação: pôster e oral. Além disso, só podem ser enviados trabalhos executados e com resultados analisados.

O prazo para submissão encerra às 17h do dia 27 de setembro. O regulamento com todas as informações, assim como, o template para envio estão disponíveis no site do evento.