Início > Aula magna com cortella movimenta comunidade academica da unipampa
Data de publicação 28/04/2022 - 11:16 Atualizado em: 28/04/2022 - 11:16 181 visualizações

Aula Magna com Cortella movimenta comunidade acadêmica da Unipampa

Transmitida pelo YouTube, aula faz parte da programação de Acolhida Institucional aos discentes na Universidade
Por 2001560014

A Aula Magna da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), ministrada pelo professor Mário Sérgio Cortella, teve grande audiência e repercussão na Universidade. Transmitida pelo Canal do YouTube da Assessoria de Comunicação Social (ACS) na quarta-feira, 27, a live contou com mais de 2 mil visualizações. O tema da aula foi “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, em alusão a realidade atual de transformações sociais após mais de dois anos de ensino remoto em virtude da pandemia de Covid-19.

Além de professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mário Sérgio Cortella também é autor de diversos livros, palestrante e ex-secretário municipal de Educação de São Paulo. De acordo com Cortella, o período de turbulência vivido nos últimos anos de pandemia, apesar de gerar um compreensível espanto, pode também servir de impulso para a sociedade, a partir da abertura ao aprendizado. “Uma Aula Magna abre um momento letivo de lições em que aprendemos a continuar construindo um conhecimento, que coletivamente ganha muito mais potência. Dez campi que se unem em torno de um projeto, que são capazes de formar pessoas capazes que sirvam às suas comunidades”. Cortella afirma que a principal virtude dessa formação é tratar o conhecimento como algo que não está pronto, mas que se altera e se reinventa.

O reitor da Unipampa, Roberlaine  Ribeiro Jorge, comenta que o retorno presencial é um momento de renovação e esperança após o período do Ensino Remoto. “Nesse momento de retomada, eu pude acompanhar o retorno aqui em Bagé, a gente via a alegria estampada”. Durante a Aula Magna, Roberlaine também lembrou do fato das atividades, mesmo remotamente, terem continuado durante os dois anos de pandemia, e do cuidado e preparação para o início desse semestre presencialmente.

Print de tela colorido com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, ao fundo parede com logo da Universidade