Início > Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

 

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) é uma instituição de ensino superior que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas. Os laboratórios de informática são essenciais para a formação dos alunos, permitindo que eles aprendam habilidades importantes e adquiram experiência prática em tecnologia e informática. No entanto, para manter esses espaços relevantes e eficazes, é necessário atualizá-los regularmente. 

Temos um laboratório de informática disponível para uso pela comunidade acadêmica no Campus Dom Pedrito da UNIPAMPA. O laboratório está localizado no prédio administrativo, no segundo piso, e pode ser acessado através de escadas e do elevador situado em um dos acessos para o segundo piso. O laboratório é destinado às atividades de ensino, pesquisa e extensão para todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. É utilizado para aulas mediante agendamento e o plano de ensino de cada disciplina, nos horários vagos o laboratório é aberto para uso livre com monitoramento das atividades através de câmera de vigilância. 

A presença de um ou mais bolsistas no laboratório de informática pode ser extremamente valiosa para a comunidade acadêmica. O bolsista pode desempenhar uma variedade de funções que ajudam a melhorar a experiência dos usuários do laboratório e pode ajudar a gerenciar o laboratório, garantindo que todos os equipamentos estejam em bom estado de funcionamento. Um bolsista pode ser uma fonte importante de suporte técnico para os usuários do laboratório e podem ajudar a identificar novos softwares ou equipamentos que possam ser úteis para os usuários, bem como trabalhar com a equipe de TI da instituição para garantir que o laboratório esteja atualizado com as tecnologias mais recentes.

A seguir, estão descritos os recursos disponíveis:

 

Laboratório  30 computadores 

Hardware:

  • Intel(R) Core(TM) i5-3570 CPU,
  • HD Ssd de 248gb e
  • memória de 4GB
  • Leitor de Dvd
  • Leitor de cartão de memória. 

Softwares Licenciados: Microsoft Windows 10 Pro, AutoCAD LT 2022.

Softwares Livres: Google Chrome, Mozilla Firefox, LibreOffice, Adobe Acrobat,, Sisvar, Sweet Home 3D, R for Windows, RStudio, Cadub e Cmap-Tools.

Software leitor de tela: NVDA e Narrador do Windows. Para uso do software leitor de tela o fone de ouvido deve ser solicitado ao STIC;

Equipamentos de rede: Switch e Ponto de Acesso Wifi.

Quantidades:

EQUIPAMENTOS:

  • 30 microcomputadores;
  • Equipamento de vídeo conferência instalado sobdemanda de atendimento via sistema gaucha. 
  • Datashow;
  • Monitoramento via câmera de segurança;

NORMAS DE UTILIZAÇÃO:

As Normas de Utilização têm por finalidade definir uma estrutura organizacional e regulamentar para as atividades desenvolvidas nos Laboratórios de Informática (aulas, pesquisa, digitação de trabalhos e outros).

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 

As disposições das normas de utilização aplicam-se a todos os usuários dos laboratórios de informática e sala de pesquisa;
 

DAS PROIBIÇÕES E RESPONSABILIDADES

É proibido fumar, beber ou alimentar-se dentro do laboratório;

É proibido qualquer tipo de atividade / trabalho que não seja pertencente ao Laboratório e/ou institucional;

É proibido alterar as configurações dos computadores, bem como, instalar e desinstalar qualquer programa. Caso necessite, solicite a demanda via sistema de chamados.

É proibido acessar sites eróticos e bate-papo, lembrando que o objetivo do laboratório é institucional;

É proibida a retirada de equipamentos sem a autorização por escrita do responsável do Laboratório.

 

Plano de Atualização de software/hardware e Manutenção 

O plano de aquisição e atualização tecnológica utiliza como base os seguintes documentos: PDI¹ (Plano de desenvolvimento Institucional) e PDTIC² (Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação). Estes documentos contemplam todas as demandas que devem ser executadas na instituição pelo período de vigência dos documentos. Ou seja, qualquer atualização de hardware ou software deve estar previsto nestes documentos. 

A natureza dos cursos oferecidos no Campus Dom Pedrito não demanda características especiais em relação a hardware e software. Sendo assim, os equipamentos seguem a política de atualização de hardware prevista no PDTIC, de responsabilidade da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unipampa (DTIC), a mesma usada para equipamentos de uso administrativo.

Os softwares utilizados para o ensino, em sua grande maioria, são free ou open source. Para os softwares proprietários, utilizamos licenças que os desenvolvedores disponibilizam para o ensino. Caso não tenha essa disponibilidade o software deve estar previsto no PDTIC para aquisição. 

O Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do Campus é responsável pela manutenção física dos equipamentos, em caso de defeitos, bem como da atualização do Sistema Operacional e programas de computador periodicamente e/ou conforme demanda. 

A instalação de softwares livres e manutenções/revisões não-periódicas nos laboratórios ocorre mediante o registro da demanda pelo sistema de chamados institucional, o GAUCHA. 

É realizada revisões periódicas pelo menos duas vezes ao ano, antes do início de cada semestre, no laboratório de informática, assim como nas salas de aula. A manutenção de hardware é executada através do contrato de Manutenção de Bens de Informática, exercida por empresa terceirizada e acionada através de fiscal técnico membro do STIC, que também é responsável pelo controle desses bens para manutenção. 

 

Plano de Contingência 

Em casos de defeitos graves nos equipamentos dos laboratórios de informática, que não possam ser solucionados através da intervenção do STIC, o mesmo será encaminhado para processo de conserto, fazendo uso do contrato de manutenção de bens de informática disponível no campus. 

Se mesmo após tal processo, ainda não tenha sido possível o conserto do equipamento, o bem obsoleto/precário é encaminhado para a comissão de baixa do campus mediante a apresentação de laudo emitido pela empresa terceirizada responsável pelo contrato de manutenção de bens de informática, informando o motivo da impossibilidade de conserto. 

Concomitantemente, o STIC já estará se encarregando de, mediante possibilidade interna do campus e registro da demanda no sistema de chamados, disponibilizar um equipamento funcional e/ou equivalente para a substituição daquele danificado, visando dar continuidade às atividades ali desenvolvidas. 

A atualização regular do laboratório de informática é fundamental para garantir que eles permaneçam relevantes e eficazes para o ensino. É importante ter em mente que essas atualizações não precisam ocorrer de uma só vez, mas podem ser feitas gradualmente ao longo do tempo. Com um plano cuidadoso e estratégico, o laboratório de informática pode ser atualizado de forma eficiente e eficaz para fornecer aos alunos as habilidades necessárias para ter sucesso em um mundo cada vez mais tecnológico.

 

DOS RECURSOS DIDÁTICOS 

Quadro branco;

O projetor de multimídia estará à disposição do professor;

O professor que desejar utilizar o laboratório de informática para ministrar aulas, deverá antecipadamente agendar com o funcionário responsável. Para que sejam observados detalhes para o perfeito funcionamento dos computadores, infraestrutura e outros recursos solicitados.

A reserva de recursos tais como Projetores Multimídia (data shows), Laboratórios de Informática, entre outros recursos deverá ser realizada com no mínimo 3(três) dias de antecedência, caso contrário, não será disponibilizado tal recurso com o servidor Iago na sec. Acadêmica.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Todos os dias de segunda à sexta das 7h30 às 22h30.

Observar prioridade de utilização (aulas), pesquisas e trabalhos institucionais.