Início > Primeira turma de ciencias da natureza do campus dom pedrito e diplomada
Data de publicação 06/09/2016 - 12:18 Atualizado em: 06/09/2016 - 12:22 16771 visualizações

Primeira turma de Ciências da Natureza do Campus Dom Pedrito é diplomada

Concludentes de mais três cursos também foram graduados durante a cerimônia
Por Franceli Couto Jorge

Na sexta-feira, 2, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) diplomou 36 novos profissionais, graduados pelo Campus Dom Pedrito. A cerimônia de colação de grau dos cursos de Bacharelado em Enologia e em Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza e Tecnologia em Agronegócio foi realizada no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança Paternal.

O destaque da noite foi para o curso de Ciências da Natureza, que teve sua primeira turma graduada pelo Campus Dom Pedrito. Foram nove licenciados aptos para atuar na rede de ensino, na área das Ciências da Natureza, que inclui Ciências Naturais (no ensino fundamental), Biologia, Física e Química (no ensino médio).

Concludentes de Ciências da Natureza e Enologia - Foto: Fernando Cruz/Unipampa

A abertura do evento foi feita pelo diretor do Campus Dom Pedrito, professor Fernando Zocche, que falou sobre as mudanças que a Universidade está promovendo no município e na região. Na sequência, dirigiu-se aos formandos, parabenizando-os. “Hoje, a Unipampa cumpre uma de suas funções, colando grau em jovens que saem daqui para buscar seus espaços no mercado de trabalho. Parabenizo-os, com muita ênfase, pela persistência no curso que vocês escolheram. Vocês venceram um desafio de maneira determinada e íntegra e saem preparados para seguir cada um o seu caminho”, disse.

A solenidade teve sequência com a outorga de grau dos formandos e pronunciamento dos paraninfos. O professor Rodrigo da Silva Lisboa, paraninfo da turma de Enologia, aconselhou seus afilhados: “Sejam protagonistas de um país melhor, honrem, com ética, os bons princípios e levem o nome da Unipampa para o mundo”.

Paraninfo da turma de Enologia, professor Rodrigo da Silva Lisboa - Foto: Fernando Cruz/Unipampa

A paraninfa da turma de Zootecnia, professora Gladis Ferreira Corrêa, enfatizou a coragem das novas zootecnistas em escolher uma profissão que, segundo a docente, ainda é considerada para homens. “Vocês tiveram a coragem de escolher esta profissão e, ainda dentro dela, trabalhar com produção animal, em bovinos de corte e ovinocultura. Ramos da Zootecnia onde, com certeza, a dificuldade pelo gênero será mais sentida”, afirmou. “A partir de hoje, vocês serão testadas diariamente e enfrentarão novos obstáculos, e o principal deles é a concorrência no mercado de trabalho, mas, não se assustem. Vocês estão preparadas para encarar esta nova batalha”, garantiu a paraninfa.

Paraninfa da turma de Zootecnia, professora Gladis Ferreira Corrêa - Foto: Fernando Cruz/Unipampa

O enólogo, Ataíde Israel Fernandes Cordeiro, proferiu o discurso em nome das turmas de Agronegócio, Ciências da Natureza, Enologia e Zootecnia. Em sua mensagem final, o orador abordou a caminhada de cada um dos concludentes, desde a escolha profissional. “Da realização do Enem, da inscrição no Sisu, da aprovação, dos primeiros dias de aula e do trote acadêmico, das primeiras avaliações e daquelas oscilações de notas que, muitas vezes, foram assombrosas”, relembrou.

O orador destacou a particularidade de cada área e afirmou que estão ligados na sociedade pelo mesmo propósito. “Seja no profissional das Ciências Naturais, com o papel de educar as pessoas a partir da base da Química, da Física e das Biológicas; destas pessoas surgem, então, os profissionais da Vitivinicultura, Agroindústria e Agropecuária, onde se encontram os nossos Enólogos e Zootecnistas, responsáveis pela criação e elaboração da carne e do leite, da Uva e do Vinho; e, então, já não basta produzir, é preciso também administrar, gerenciar produtos e pessoas e implantar novas ideias no setor, para isto faz-se presente nossos gestores em Agronegócio”.

O orador Ataíde Cordeiro representou os quatro cursos - Foto: Fernando Cruz/Unipampa

Após os discursos, a cerimônia teve um momento especial, no qual foi concedida a Láurea Acadêmica à licenciada em Ciências da Natureza, Enilda Fontoura dos Santos, em reconhecimento pelo desempenho acadêmico excepcional no desenvolvimento da aprendizagem.

O encerramento da solenidade de colação de grau foi feito pelo reitor, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, que em seu discurso afirmou: “Hoje, depois de toda a caminhada, só há uma certeza: vocês não são mais os mesmos. Cada um de vocês é mais e muito melhor do que aqueles que entraram aqui há anos. Nós, educadores, também não somos, depois da passagem de vocês pelos bancos desta universidade”.

Compuseram a mesa de honra o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o diretor do Campus Dom Pedrito, Fernando Zocche, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Nádia Bucco, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Carpes, o coordenador acadêmico do Campus Dom Pedrito, Algacir Rigon, os coordenadores dos cursos que colaram grau e os representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) e de Medicina Veterinária (CRMV). Patronos, patronesses, paraninfos (as) e homenageados (as) pelas turmas compuseram a tribuna de honra.