Início > Professor e egressa da unipampa lancam livro sobre historia de santana do livramento e do rio grande
Data de publicação 23/03/2022 - 18:11 Atualizado em: 23/03/2022 - 18:30 159 visualizações

Professor e egressa da Unipampa lançam livro sobre a história de Santana do Livramento e do Rio Grande do Sul

A obra é de acesso gratuito
Por Emanuelle Tronco Bueno

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Santana do Livramento, Marcelo Mayora, juntamente com o professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Luiz Antônio Chies, e com a egressa da Universidade, Mirenchu Maitena, publicou o livro intitulado “O caudilhismo criminal na América do Sul – traduzido, comentado e interpretado” pelo selo editorial independente Adentro e Através. A obra é uma tradução acompanhada de análises que visam promover o ensaio “O caudilhismo criminal na América do Sul”, escrito por Florencio Sánchez em 1903 e originalmente publicado em espanhol. A proposta geral da obra envolve revitalizar o texto, que foi publicado há mais de um século, para estimular novos estudos e pesquisas no âmbito das abordagens históricas e sócio-históricas da violência, do crime e da punição no Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai). A versão traz, ainda, notas dos tradutores, cronologia dos personagens e índices remissivos.

A iniciativa da publicação em formato de e-book surge, conforme aponta o professor Marcelo Mayora, no contexto do Núcleo do Pampa de Criminologia, grupo de pesquisa da Unipampa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que possui a linha de pesquisa “Criminologia do Pampa”, cujo principal interesse reside na compreensão das especificidades da violência e do controle social na região de Santana do Livramento. O professor relata que a parceria com o professor Luiz Antônio Chies, que desenvolve pesquisas no que intitula de “epistemologias gaúchas”, permitiu que alinhassem interesses ao encontrarem o ensaio escrito por Florencio Sánchez, importante escritor uruguaio que relata acontecimentos que têm como cenário a cidade de Santana do Livramento.

- Como posso ler?

A obra não possui fins lucrativos e é de acesso gratuito. É possível realizar o download através do site da obra.

- Mais informações sobre o texto de Florencio Sánchez:

No final do século dezenove, o jornalista e dramaturgo uruguaio Florencio Sánchez residiu em Santana do Livramento. Desta vivência, resultou o ensaio “O caudilhismo criminal na América do Sul”, publicado originalmente na revista científica Archivos de Psiquiatría, Criminología, Medicina Legal y Ciencias Afines, de Buenos Aires, no ano de 1903. No texto, Sánchez denunciou as violências praticadas pelo Regimento do Cati, aparelho repressivo comandado pelo conhecido e controverso tenente-coronel João Francisco Pereira de Souza, chamado também de Hiena do Cati.

- Como apoiar o projeto?

Os leitores que voluntariamente desejarem colaborar com a sustentabilidade do projeto e valorização dos pesquisadores envolvidos podem ter mais informações no site da publicação.