Início > Setembro amarelo unipampa realiza acoes de conscientizacao discussao e reflexao sobre o suicidio
Data de publicação 06/09/2022 - 14:07 Atualizado em: 06/09/2022 - 14:07 195 visualizações

Setembro Amarelo: Unipampa realiza ações de conscientização, discussão e reflexão sobre o suicídio

As iniciativas buscam romper os tabus sobre o assunto
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) soma-se às inúmeras iniciativas do Setembro Amarelo, mês que marca a prevenção ao suicídio. A data foi instituída oficialmente, em 2015, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. No prédio da Reitoria, em Bagé, as faixas amarelas chamam a atenção para a conscientização sobre o Setembro Amarelo.

De acordo com a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), da Unipampa, a comunidade acadêmica receberá, por e-mail, três materiais informativos com orientações que abrangem conceitos, sinais de alerta e fatores de risco, atitudes que devem ser tomadas e quais não devem ser, em caso de perceber a intenção da pessoa em tirar a própria vida. Também são destacados o sofrimento psíquico na atualidade, o suicídio laboral e as estratégias de prevenção.

Para a enfermeira e chefe da DASST, Francine Cabral, os objetivos da Campanha do Setembro Amarelo são conscientizar e provocar discussão e reflexão acerca do suicídio, rompendo tabus. “Falar sobre suicídio é sempre importante, pois é uma oportunidade de ressaltarmos não só a prevenção de ocorrência de tentativas de suicídio, como também a importância do cuidado com a saúde mental”, destaca Francine. Segundo a profissional da saúde, “nessas ocasiões, quem está vivenciando algum sofrimento e necessita de suporte passa a se sentir compreendido e acolhido, entendendo que não está só e que existem serviços nos quais buscar ajuda”.

Conheça a Cartilha de Prevenção ao Suicídio: Pela Valorização da Vida, elaborada pela DASST e pela Divisão de Perícias (DP).