Início > Unipampa cede respiradores ao hospital de santa casa de uruguaiana e integra centro de operacoes
Data de publicação 06/04/2020 - 15:31 Atualizado em: 06/04/2020 - 15:55 442 visualizações

Unipampa cede respiradores ao Hospital de Santa Casa de Uruguaiana e integra Centro de Operações Especiais do Coronavírus no município

Por Aline Reinhardt da Silveira

O Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está plenamente engajado nas ações de combate à disseminação do coronavírus e no apoio ao sistema de saúde da cidade para o atendimento aos pacientes com Covid-19. A Universidade cedeu dois ventiladores mecânicos (respiradores) ao Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU), que serão utilizados na unidade de tratamento intensivo que está sendo preparada para receber possíveis pacientes com Covid-19. A Universidade também compõe o Centro de Operações Especiais do Coronavírus (COE-Corona) instalado no Hospital, realiza treinamento com os profissionais da área da saúde e está envolvida na criação de um hospital de campanha que está sendo pensado como medida de prevenção.

A enfermeira Thaís Aramburu, gestora administrativa do Hospital Santa Casa, destaca a importância do apoio da Unipampa neste momento. “Essa parceria com a Unipampa e a disponibilidade da Universidade e de seus profissionais que compõem a equipe de contingência do coronavírus nos deixa muito felizes e traz suporte técnico neste momento de crise”, afirma.

Os ventiladores pertencem ao Laboratório de Ensino do Campus Uruguaiana e foram cedidos à casa de saúde em regime de comodato. Os equipamentos foram montados e testados e estão prontos para uso. “É um equipamento que hoje não está disponível no mercado. Com certeza, vai fazer a diferença”, completa sobre os ventiladores mecânicos. A gestora esclarece, ainda, que o HSCU dispõe de ventiladores mecânicos e que alguns estão passando por manutenção, o que torna ainda mais importante a parceria com a Universidade. Em caso de maior necessidade, já há a intenção formal para cedência de outros cinco ventiladores mecânicos, pelo Hospital Veterinário da Unipampa.

A coordenadora Acadêmica do Campus Uruguaiana e professora do curso de Enfermagem, Raquel Pötter Garcia, destaca que a parceria com o hospital já existe desde antes da crise, com ações como convênios de estágio e apoio mútuo, mas esse contato se fortalece no cenário atual. “As instituições estão constantemente se apoiando e neste momento não poderia ser diferente. Estamos com outras ações junto ao hospital, e também participação na organização de compras, fluxos e protocolos para subsídio ao enfrentamento da Covid-19. Também, em caso de necessidade, nós, profissionais de saúde vinculados ao campus, poderemos assumir a linha de frente em união aos profissionais do hospital e/ou Secretaria Municipal de Saúde”, assinala a docente.

COE-Corona

A Unipampa também está integrada ao Centro de Operações Especiais do Coronavírus (COE-Corona) instalado no HSCU. Entre as atribuições do centro estão elaborar os fluxos e protocolos de vigilância, assistência e laboratório de forma a ampliar o potencial de resposta contra a doença e subsidiar os gestores com informações técnicas sobre o assunto, para a melhor tomada de decisões. Entre os trabalhos já em desenvolvimento estão ações para informação e orientação da população, como o projeto Alô Corona (central telefônica para dúvidas da população sobre a doença, veja abaixo) e a criação do Plano de Contenção para Coronavírus o Covid-19: ações para o sistema prisional.

Além de HSCU e Secretaria de Saúde do município, integram o COE-Corona como representantes da Unipampa as enfermeiras, doutoras em Enfermagem, Raquel Pötter Garcia (professora do curso de Enfermagem e coordenadora acadêmica do Campus Uruguaiana), Jenifer Harter (professora e coordenadora do curso de Enfermagem), e Josefine Busanello (professora do curso de Enfermagem e coordenadora adjunta do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência no HSCU).

Outras ações

Recentemente, o Campus Uruguaiana realizou doação de roupas de cama para o HSCU. Raquel Pötter Garcia destaca que já foi realizado um levantamento de outras possibilidades de doação no Campus e a equipe está em alerta para doação de materiais e insumos para o momento que for necessário. “No momento optamos por não distribuir outros materiais, pois o hospital ainda está com quantitativo adequado. Existem frentes para produção de álcool 70%, protetores faciais, sabonete líquido, dentre outros no campus que também serão disponibilizados aos serviços de saúde”. O Hospital Universitário Veterinário (HUVet) também tem sido parceiro junto às demandas e cedeu temporariamente ao hospital aparelhos de raio- x móveis e protetores corporais de raio-x.

Alô Corona

Quem tem perguntas sobre o coronavírus ou acredita estar com sintomas pode tirar dúvidas pelos telefones da central de atendimento Alô Corona, uma parceria do Campus Uruguaiana da Unipampa e o Hospital de Santa Casa para atender a população. Os números de telefone disponíveis são (55) 3911.3040, 3911.3018, 3911.3014, 3911.3092, 3911.3061, 3911.3082, 3911.3049 e 3911.3050.