Início > Unipampa disponibiliza acesso bases de dados para area da saude ate 20 de setembro
Data de publicação 04/09/2023 - 16:58 Atualizado em: 04/09/2023 - 16:59 101 visualizações

Unipampa disponibiliza acesso a bases de dados para área da Saúde até 20 de setembro

O acesso corresponde a período de testes
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) e do Sistema de Bibliotecas (Sisbi), divulga o acesso a base de dados até o dia 20 de setembro através do site de testes. Estão disponíveis uma seleção para a área da Saúde, bem como engenharias essenciais para profissionais, pesquisadores e estudantes da área. Confira abaixo os detalhes das bases de dados disponíveis no período de testes:

1) Access Medicine

Recurso que reúne mais de 120 dos melhores títulos da editora McGraw Hill nas diversas áreas da Medicina: ciência básica, clínica médica, dermatologia, neurologia, farmacologia e outras. Traz ferramentas interativas como vídeos, quizzes, podcasts e mais. Acesso: site Sisbi.

2) BMJ Best Practice

Suporte à decisão clínica com informações baseadas em evidência sobre doenças para médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais de saúde. Traz informações de epidemiologia, diagnóstico (história e exame físico, diagnóstico diferencial), algoritmo de tratamento, prognóstico, prevenção, calculadoras médicas, evidências da Cochrane e curso de Medicina Baseada em Evidências. Acesso: site Sisbi.

3) The BMJ

A principal publicação de BMJ, sendo um dos mais influentes e reconhecidos periódicos médicos em todo o mundo. Publica pesquisas originais, revisões clínicas, novidades, perspectivas editoriais, opiniões e artigos diversos, sempre visando promover o debate na área da saúde e engajar, informar e estimular médicos e profissionais da saúde. São mais de 30 mil arquivos. Atualizado diariamente com as últimas novidades em pesquisas, educação, notícias, artigos, além de podcasts, vídeos e blogs. Todo artigo publicado em The BMJ desde sua fundação (outubro de 1840) está disponível em sua versão on-line. Acesso: site Sisbi.

4) CABI - VetMed Resource

A CABI compilou todas as informações da Medicina Veterinária coletadas em todo o mundo desde 1972 e as disponibilizou para o médico veterinário em VetMed Resource. São mais de 180 mil documentos em texto completo (artigos de revistas, documentos de conferências, relatórios); mais de 2,4 milhões de registros bibliográficos com marcação detalhada de palavras-chave (metadados); CAB Reviews, análise oportuna escrita por especialistas no assunto; fichas de dados sobre doenças e patógenos de suínos, aves e ruminantes; agora com novos mapas de distribuição com zoom, além de links de citação aprimorados; 220 capítulos de livros CABI; e, calendário de eventos de conferências/reuniões veterinárias. Acesso: site Sisbi.

5) Cognys Meds com Micromedex

Cognys Meds é um sistema de suporte à decisão clínica desenvolvido pela DotLib que amplia as capacidades do Micromedex com informações complementares, visualizações diferenciadas, buscas aprimoradas e acesso facilitado. O núcleo principal do Cognys Meds é o já conhecido e acreditado conteúdo baseado em evidências do Micromedex, com informações sobre medicamentos, interações medicamentosas, compatibilidade intravenosa, toxicologia, medicamentos para neonatologia e mais. É uma ferramenta para ensino, pesquisa e prática clínica de médicos, farmacêuticos, enfermeiros, pesquisadores, alunos e professores. Além disso, inclui o Access Engineering, recurso que oferece o mais amplo repositório de conteúdo em engenharia disponível online — todo oriundo de fontes reconhecidas há anos como das mais confiáveis por engenheiros e pela indústria em geral. Acesso: site Sisbi.

6) Lectio

Plataforma de hospedagem de publicações digitais com o objetivo de entregar conteúdo de excelentes títulos nas mais diversas áreas do conhecimento. O acesso aos e-books da editora Companhia das Letras ocorre via plataforma Lectio. São mais de 4 mil e-books disponíveis com: recursos de Acessibilidade (aumento gradual do tamanho do texto, troca da cor do fundo da tela e recurso de leitura em voz alta); marcação de página, exportação de citação ou referência, highlight, anotações, busca de palavras ou termos e cópia parcial de conteúdo; aplicativo gratuito; Montagem de Estantes; Ambiente responsivo a dispositivos móveis; atualização gratuita de novas edições de obras contratadas; emissão de relatórios administrativos para análise periódica das métricas de uso. Acesso: site Sisbi.