Início > Unipampa inaugura centro de empreendedorismo do pampa agropampa
Data de publicação 24/03/2016 - 15:59 Atualizado em: 24/03/2016 - 16:09 16002 visualizações

Unipampa inaugura Centro de Empreendedorismo do Pampa - Agropampa

Espaço abrigará atividades do Curso de Tecnologia em Agronegócio do Campus Dom Pedrito
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inaugurou na quarta-feira, 23, o Centro de Empreendedorismo do Pampa - Agropampa, prédio voltado ao Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do Campus Dom Pedrito. A cerimônia reuniu docentes, técnico-administrativos, discentes e autoridades locais.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador do curso, professor Osmar Nunes, que falou sobre a importância do curso possuir um local de trabalho para desenvolver as atividades.

Na sequência, o diretor do Campus Dom Pedrito, professor Fernando Zocche, relembrou as dificuldades enfrentadas.“Passamos por momentos difíceis, mas, também, necessitamos que momentos de festa sejam executados, sejam vistos para que nós tenhamos o reconhecimento pela colheita dos frutos daquilo que projetamos”, afirma. O diretor também destacou o crescimento da Unidade Universitária e o trabalho desenvolvido por toda a equipe. “Esse prédio é uma vitória que nós temos e está à disposição dos acadêmicos e servidores. Que tenhamos um ótimo aproveitamento deste prédio”, finalizou.

“Muito mais que um ato de inauguração, é um ato de emoção”, com esta frase a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Nádia Bucco, iniciou sua fala. Nádia foi diretora do Campus Dom Pedrito e acompanhou todo o processo de desenvolvimento da Unidade. “O Agropampa representa muito, não só para o curso do Agronegócio. É um prédio que abriga a Empresa Júnior tão valorizada, já com uma legislação própria. Entendeu-se a importância da empresa júnior para o desenvolvimento dos acadêmicos”, afirmou. Por fim, destacou que o prédio vai contribuir muito para a formação dos estudantes.

O prefeito de Dom Pedrito, Lidio Bastos, agradeceu pela presença da Universidade em Dom Pedrito e disse que o município viveu dois momentos: um antes e outro depois da Unipampa. “Obrigada por a Unipampa estar em Dom Pedrito, estar na região, facilitando o acesso de todos aqueles que não poderiam estar em uma universidade federal”, afirmou.

O último a falar para a comunidade acadêmica foi o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen. “Sinto-me extremamente feliz por estar fazendo a minha primeira inauguração na Unipampa. A Universidade tem que estar trabalhando de maneira interativa e juntamente com as pessoas”, declarou. Hansen falou sobre o orgulho que sente quanto à Empresa Júnior. “Isso mostra que nós estamos dirigindo nossos profissionais para o mercado de trabalho. Isso é fundamental”, disse. Por fim, frisou que enquanto reitor da Universidade estará sempre atento às necessidades. “Mesmo em período de dificuldades econômicas mundiais, nós temos que trabalhar com criatividade, que será o nosso motor impulsionador das atividades”, finalizou.

Agropampa: histórico e infraestrutura do Centro de Empreendedorismo do Pampa

Com recurso próprio da Unipampa, as obras do Centro de Empreendedorismo do Pampa - Agropampa iniciaram em dezembro de 2011. O investimento total foi de R$ 369.832, 77.

O Agropampa possui área construída de 207,56 m² dividida em salas de reuniões, de coordenação do Curso Superior de Tecnologia do Agronegócio, de professores, sala para atendimento de bolsistas e orientandos e um espaço destinado à Empresa Júnior Da Terra Consultoria, além de banheiros e cozinha. Os ambientes são equipados com ar condicionado e internet. Na sala de entrada do Centro de Empreendedorismo do Pampa há dois computadores com acesso à internet que poderão ser utilizados pelos acadêmicos.

Da Terra Consultoria Jr.

A Empresa Da Terra Consultoria Jr. foi criada em 13 de agosto de 2012 e tem como proposta oferecer aos acadêmicos um diferencial na construção de seu conhecimento, proporcionando às organizações um serviço inovador e de qualidade na consultoria em gestão empresarial. Além disso, a Empresa Júnior visa contribuir diretamente para o progresso do município e o fortalecimento de conhecimentos práticos, por meio da prestação de serviços de consultoria e assessoria nas diversas áreas de atuação.

Atualmente, a equipe Da Terra Consultoria Jr. é composta por 12 acadêmicos de diferentes cursos do Campus Dom Pedrito. Conforme o diretor de Recursos Humanos, Vitor Stoll, atualmente a Empresa Júnior está vinculada a todos os cursos da Unidade Universitária, o que segundo o acadêmico de Licenciatura em Ciências da Natureza permite à expansão das áreas dos projetos.

A diretora de Secretariado, Jucele de Oliveira Silveira, acadêmica de Zootecnia, disse que estão bem instalados com a sala no novo prédio. Quanto à Empresa Júnior, afirma: “É um espaço importante para a Universidade”. Jucele conta que, em breve, será aberto processo seletivo para trainee.

O reitor da Unipampa, Marco Hansen, visitou a Da Terra Consultoria Jr. e destacou a importância deste espaço para que os acadêmicos já tenham uma relação com o mercado de trabalho. “Vocês são semeadores e agora é o tempo para começar a colheita. Tudo isso é um aprendizado”, disse o reitor.

Os serviços oferecidos pela Da Terra Consultoria Jr. são:

• Consultoria na gestão de empreendimentos;
  • Plano de negócio e análise de viabilidade econômica de investimento;
  • Pesquisa de mercado e projetos de marketing;
  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento e controle financeiro de empresas;
  • Análise de custos de formação de preço de venda;
  • Gestão de recursos humanos (recrutamento, seleção, desempenho, etc.)
  • Cursos e palestras para empreendedores e funcionários.

Para mais informações sobre a Da Terra Consultoria Jr. entre em contato pelo endereço eletrônico: daterrajr@gmail.com