Início > Unipampa realiza acolhida aos estudantes da licenciatura em educacao do campo
Data de publicação 12/01/2024 - 12:29 Atualizado em: 12/01/2024 - 12:29 82 visualizações

Unipampa realiza acolhida aos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo

Em regime de alternância, o Tempo Universidade (TU) começou no último dia 8 e estende-se até 10 de fevereiro
Por Franceli Couto Jorge

Na quinta-feira, 11, as/os estudantes da Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), participaram de uma acolhida realizada no Campus Dom Pedrito, onde o curso é ofertado. Além dos professores da graduação, a acolhida também teve a presença do reitor, Edward Pessano, da vice-reitora, Francéli Brizolla, das pró-reitoras de Desenvolvimento e Assistência Estudantil, Honória Gonçalves Ferreira, e de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete da Silva Lima Martins, e da chefe da Divisão de Ações Afirmativas, Elimara da Silva Gonçalves.

A atividade marca o início do regime Tempo Universidade (TU), que começou na última segunda-feira, 8, e segue até o dia 10 de fevereiro. A partir do dia 15 de fevereiro, inicia-se o Tempo Comunidade (TC), que segue até 18 de maio, ambos correspondentes ao período letivo de verão. O TU da edição de inverno tem início em 1º de julho com atividades até 3 de agosto, seguido pelo TC, de 5 de agosto a 9 de novembro de 2024.

Reitor Edward e Vice-Reitora Francéli conversam com discentes, docentes e comunidade da Licenciatura em Educação do Campo

Regime de Alternância: como funcionam o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade?

Um dos diferenciais da Licenciatura em Educação do Campo é o regime de alternância, que considera os tempos e espaços da comunidade do campo como, por exemplo, o calendário das safras. Sendo assim, o curso conta com os seguintes regimes: o Tempo Universidade (TU), que prevê dias letivos com períodos intensivos de formação presencial, organizados no Campus Dom Pedrito da Unipampa, e o Tempo Comunidade (TC), com atividades vivenciadas no próprio ambiente social e cultural dos estudantes, por meio de práticas pedagógicas orientadas.

O ingresso no curso também é feito por processo seletivo específico. Para saber mais sobre a graduação, acesse o site do curso de Licenciatura em Educação do Campo.