Início > Unipampa realiza aula magna no dia 21 de setembro
Data de publicação 13/09/2022 - 14:30 Atualizado em: 13/09/2022 - 18:16 242 visualizações

Unipampa realiza Aula Magna no dia 21 de setembro

O evento integra a programação da abertura do semestre letivo 2022/2
Por Franceli Couto Jorge

Para marcar a abertura do semestre letivo 2022/2, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está promovendo, no dia 21 de setembro, a Aula Magna com a professora Joana Guimarães, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O tema do evento é “A Pandemia e as Universidades: angústias e aprendizagens”. A Aula Magna ocorrerá presencialmente no Auditório do Campus Bagé, com transmissão simultânea em todas as Unidades Universitárias por meio do canal da Unipampa no YouTube, a partir das 10h20. O mediador será o diretor do Campus Bagé, professor Alessandro Bica.

Além da palestra, a Abertura do Semestre Letivo 2022/2 contará uma atividade artística e o pronunciamento do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge. A programação também conta com o Encontro de Formação Pedagógica, destinado aos/às docentes. O evento, que tem como temática “O professor promovendo a autorregulação dos estudantes para o aprender na Universidade”, ocorrerá on-line, no dia 29 de setembro, das 17h às 19h. A palestrante será a professora Soely Polidoro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sobre as palestrantes

Joana Guimarães

A professora Joana Guimarães, que participou da comissão de implantação da UFSB, anteriormente trabalhou na Universidade Federal da Bahia – UFBA e atuou como membro da comissão que elaborou a proposta de criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Joana possui graduação em Geologia (1991), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente (1996) PhD em Environmental Resources Engineering And Forestry (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde ocupa o cargo de Reitora (2018-2022). Foi Diretora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (2006-2011). Foi Vice-Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2018).

Soely Polidoro

Atua no Departamento de Psicologia Educacional da Unicamp e tem sua linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.