Página Inicial > 13o Siepe Inicia Nesta Quarta Debatendo Futuros Possiveis para Um Planeta Mais Humano
Data de publicação 17/11/2021 - 14:39 Atualizado em 17/11/2021 - 14:39 244 visualizações

13º Siepe inicia nesta quarta debatendo futuros possíveis para um planeta mais humano

Por Aline Reinhardt da Silveira

Começa na tarde desta quarta-feira, 17, o 13º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a palestra de abertura “Universidade, Ciência e Inovação: Quais os futuros possíveis?”, que será ministrada pela reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz. A abertura conta ainda com a apresentação cultural “Poetisar”, de Carol Cáceres. Essa é a segunda edição em que o Siepe acontece de forma virtual, com transmissões ao vivo pelo Canal do YouTube do evento. Em 2021, as conversas giram em torno da temática "Ciência, tecnologia e inovação para um planeta mais humano".

Na sua fala de abertura do evento, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou a importância da socialização do conhecimento e ciência produzidos na Universidade e em instituições parceiras representadas pelos trabalhos apresentados ao longo do Siepe, e o reconhecimento em premiações nacionais e internacionais que trabalhos premiados em edições anteriores do Siepe tem recebido.

Ainda neste primeiro dia, às 16h, ocorre a palestra e mesa redonda “Maternidade e Carreira Científica”, com Pamela Billig Mello Carpes – mãe, neurocientista, pesquisadora Pq 1D – CNPq, professora da Unipampa e membra do “Parent in Science”. A mediação é de Alessandra Sayuri Kikuchi Tamajusuku Neis, e Cláudia Garrido secretaria a atividade. A partir das 18h, a programação recebe a palestra “Ciência, tecnologia, inovação e educação humanizada: desafio ou oportunidade?”, com professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Jaqueline Araújo Civardi.

Apresentação de trabalhos

O primeiro dia do 13º Siepe abre espaço para que estudantes e pesquisadores participem dos debates de três sessões de apresentação de trabalhos, programadas para iniciar às 17h, às 19h30 e às 20h30. Para cada sessão, estão previstas dez salas organizadas por áreas do conhecimento e categorias de trabalhos inscritos. Os trabalhos aprovados serão apresentados em formato de playlist dos vídeos enviados ao evento. O autor responsável deverá estar online e acompanhar a sua sessão, já que os avaliadores e participantes das sessões poderão enviar perguntas via área de comentários do YouTube durante a exposição. As respostas dos autores também devem ser via comentários. O acesso às salas está disponível no site do Siepe.

O 13º Siepe segue até a sexta-feira, 19 de novembro, e a programação completa e os links de acesso às atividades podem ser conferidos no site do evento.