Página Inicial > Abertura do Semestre Letivo Unipampa Recepciona Comunidade Academica Com Programacao Diversificada
Data de publicação 23/08/2023 - 12:55 Atualizado em 23/08/2023 - 12:55 127 visualizações

Abertura do semestre letivo: Unipampa recepciona comunidade acadêmica com programação diversificada

Aula Magna com Luiz Curi e palestra com Paulo César Tinga marcaram o início das atividades letivas do semestre 2/2023
Por Franceli Couto Jorge

A segunda-feira, dia 21, foi movimentada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Além do retorno das aulas e demais atividades acadêmicas, o segundo semestre de 2023 começou com a Acolhida Institucional, seguida pela Aula Magna "Os desafios da Educação Superior no Brasil", ministrada pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, e pela palestra "Gestão Além da Planilha" com o ex-futebolista, Paulo César Tinga.

A programação foi híbrida. Ambas as atividades do primeiro dia foram transmitidas nos campi da Unipampa e abertas com apresentações musicais. A etapa presencial da Acolhida Institucional ocorreu no Campus Bagé, com a presença do vice-reitor, Marcus Querol, da pró-reitora de Graduação, Claudete Martins, do pró-reitor adjunto de Graduação, Pedro Dorneles, da pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Ana Paula Manera, e do diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica. Participaram virtualmente o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, diretamente do Campus Alegrete, e o conferencista, Luiz Curi, além de outros gestores da Instituição.

Acolhida Institucional reuniu autoridades e comunidade acadêmica - YouTube

Em sua fala inicial, o vice-reitor da Unipampa destacou os conceitos máximos recebidos pela Instituição no processo de recredenciamento, que reforçam a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Querol falou ainda sobre os avanços na Instituição como a entrega de prédios e a redução dos alugueis. Na sequência, o reitor saudou a comunidade acadêmica, enfatizou a preparação para o início do segundo semestre letivo e afirmou: "Tenho certeza que teremos um semestre excelente, com tudo que estamos conquistando". 

Reitor Roberlaine Jorge em sua saudação inicial - YouTube

A palestra com Tinga ocorreu em Alegrete e contou com a presença do reitor, do diretor do Campus Alegrete, Ederli Marangon, e de demais dirigentes da Instituição. Também estavam presentes as representações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Sicredi, parceiros do evento. 

Na oportunidade, o reitor destacou a importância de renovar as esperanças em um novo semestre e agradeceu o apoio ao Sebrae e ao Sicredi, parceiros da Unipampa nos eventos que discutem educação e empreendedorismo. Sobre o palestrante, Roberlaine afirmou: "Tinga é uma referência para todos nós: pela sua carreira como futebolista, como empreendedor e, também, como cidadão. Ele tem uma trajetória que é muito inspiradora". O gestor da Unipampa ressaltou ainda que: "Para nós da academia poder trazer essas referências da sociedade, poder dialogar, é um prazer muito grande. A universidade nada mais é do que o espelho da sociedade, então, trazer essas parcerias e aproximar cada vez mais é muito importante".

Palestra com Tinga ocorreu presencialmente em Alegrete e foi transmitida para os campi da Unipampa - Foto: Ronaldo Estevam

Aula Magna "Os desafios da Educação Superior no Brasil" por Luiz Roberto Liza Curi

Luiz Curi abordou, em sua conferência, os desafios da Educação Superior no Brasil, iniciando com o disposto na Constituição Federal, que garante a educação básica e obrigatória dos quatro aos 17 anos. O conferencista ainda abordou dados da educação básica como número de matrículas, reprovações e índices nacionais de avaliação do desempenho escolar.

Aula Magna com Luiz Curi abordou os desafios da Educação Superior - YouTube

Já com foco no ensino superior, Curi apontou os desafios para acelerar o ritmo e a direção da expansão da educação superior em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE). Apresentou os dados de concluintes do ensino superior, bastante inferior em relação ao número de ingressantes, situação que se repete em muitas universidades brasileiras. Para Curi, as causas da evasão são muitas e não são simples: a primeira pode estar relacionada à organização curricular, pouco atualizada e divergente das exigências atuais.

A atividade ainda contou com a participação do público, que pode interagir e fazer perguntas para o conferencista diretamente do Campus Bagé ou pelo chat do YouTube, onde o evento foi transmitido.

Se perdeu ou quer rever, clique no vídeo a seguir:

 

Palestra Gestão Além da Planilha por Paulo César Tinga

Na palestra "Gestão Além da Planilha", Paulo César Tinga falou sobre sua trajetória, desde a infância até os dias atuais. Compartilhou suas experiências e a sua curiosidade, característica, segundo ele, que nunca o fez parar e responsável por aprender sobre diferentes áreas. Para o ex-jogador da dupla Grenal, não existe mágica para o sucesso, o que pode mudar nossa história é o trabalho.

Tinga disse que, desde muito cedo - ainda criança, entendeu que somente por meio do trabalho poderia mudar a sua história e, que além disso, o mais importante está na tomada de decisão. "Temos decisão para tomar todos os dias. Se você decidir não fazer nada, você não vai receber nada também", afirmou. O ex-futebolista ainda disse que para a tomada de decisão é preciso coragem e, por isso, muitas vezes, é necessário fazer algo mesmo com medo.

Ex-futebolista Paulo César Tinga na palestra Gestão Além da Planilha - Divulgação

Ao longo de sua palestra, Tinga falou sobre a importância da curiosidade: "o que move o mundo são as perguntas", destacou. Da mesma forma, o empreendedor acredita que inovar é simples, porém, não é fácil. Ele exemplificou sobre a entrega de algum produto/serviço para solucionar um problema. "Se tu queres inovar, empreender, precisa focar na solução". Além disso, o palestrante abordou a importância de ser confiável: "se quer empreender, seja confiável", disse.

Por fim, Tinga fez uma reflexão sobre o tempo, que é a única coisa que todos nós temos igual: 24h por dia. Destacou ainda a necessidade de aproveitar o "tempo presente" e agradeceu os participantes pelo tempo disponibilizado para ouvi-lo. O ex-futebolista ainda respondeu algumas perguntas da plateia.

Programação diversificada durante a semana
Além das atividades do primeiro dia, a Semana de Acolhida Institucional também teve programação nos dias 22 e 23 de agosto. As transmissões podem ser assistidas nos canais da Prograd e da Unipampa no YouTube.