Página Inicial > Campus Itaqui Realiza Treinamento para Os Servidores da Area de Geodesia
Data de publicação 10/03/2020 - 15:06 Atualizado em 10/03/2020 - 15:06 499 visualizações

Campus Itaqui realiza treinamento para os servidores da área de Geodésia

Novo equipamento contribuirá para a Geodésia Espacial e o curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura
Por Aline Reinhardt da Silveira

O Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou nos dias 3 e 4 de março treinamento para servidores da área de Geodésia com o equipamento de posicionamento por GNSS com tecnologia RTK (leia abaixo). O equipamento foi adquirido recentemente e irá reforçar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus, e em especial do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. 

Foram adquiridos dois pares de receptores, que recebem sinais de satélites. Esses satélites pertencem ao GNSS (Global Navigation Satellite System, em português: Sistema Global de Navegação por Satélites). Conforme explica o professor Isaac Ramos, que participou da capacitação, existe um conjunto de satélites que mandam informações de posicionamento para esses receptores. Porém, a tecnologia que esses receptores utilizam é a RTK (Real Time Kinematic, em português: Cinemático em Tempo Real). “Isso significa que no mesmo instante em que são feitas as medições, as coordenadas dos pontos já são determinadas com precisão, em tempo real”, afirma. Ainda segundo Ramos, essa tecnologia é nos dias de hoje uma das mais utilizadas, tanto no mercado de trabalho, quanto nas atividades acadêmicas na área.

Utilizados sempre em pares, os equipamentos determinam as coordenadas em tempo real, com precisão, dos pontos referentes ao levantamento que é feito, a partir de informações vindas dos satélites do GNSS. Os dados aparecem imediatamente no visor do equipamento, e já são automaticamente gravados no receptor. Depois podem ser transferidos diretamente para um programa de desenho, como o AutoCAD, por exemplo.

O docente destaca que esse equipamento passará a ter um papel importante nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, nos mais diferentes tipos de projetos que envolvem determinação de coordenadas com precisão de poucos centímetros.

Participaram da capacitação os docentes do Campus Itaqui Isaac Ramos, Marcelo Oliveira e Leonard da Silveira, e a engenheira civil do Campus Alegrete Núbia Leiria Barbosa. O treinamento teve uma parte de campo, para coleta de dados, e uma parte de escritório, para cálculos e ajustes.

Tanto a aquisição dos equipamentos para o acervo do Campus Itaqui quanto a capacitação de docentes e técnicos vem contribuir para o desenvolvimento da área à qual o equipamento se relaciona, a geodésia espacial. A Geodésia é a ciência que tem por objetivo básico determinar a forma e as dimensões da Terra. A Geodésia Espacial utiliza satélites artificiais, no caso os satélites do GNSS, para realizar essa tarefa.