Página Inicial > Chamada Interna Seleciona Membros para Integrar Comite de Etica em Pesquisa da Unipampa
Data de publicação 28/08/2023 - 20:07 Atualizado em 28/08/2023 - 20:07 170 visualizações

Chamada interna seleciona membros para integrar Comitê de Ética em Pesquisa da Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), divulga a Chamada Interna Proppi/CEP 01/2023, que visa selecionar membros para compor as vagas de suplência do colegiado. A participação no CEP é voluntária, não é remunerada e seus membros reúnem-se de forma ordinária mensalmente e, quando necessário, também poderão ser convocados para reuniões extraordinárias, para análise de protocolos de pesquisa e emissão de pareceres, os quais serão emitidos pelo CEP/Unipampa.

Para atender o previsto no Regimento Interno do CEP e as resoluções vigentes, no que se refere a composição multidisciplinar do Comitê, as seguintes vagas deverão ser ofertadas e preenchidas:

• 04 vagas para docentes da área Ciências da Saúde, preferencialmente Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Medicina;
  • 03 vagas para docentes da área de Ciências Humanas e Sociais, preferencialmente Educação e/ou Ciências Sociais;
  • 02 vagas para docentes da área de Ciências Sociais Aplicadas, preferencialmente em Serviço Social, Direito e/ou Comunicação;
  • 02 vagas para docentes da área de Engenharia/Tecnologia;
  • 02 vaga para docentes da área de Ciências Exatas;
  • 02 vagas para docentes da área de Ciências Agrárias.

Requisitos para candidatura

Para participar da seleção é preciso ser docente do quadro efetivo e permanente da Unipampa; possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); não ocupar cargo de direção (CD) e função gratificada (FG) e não se encontrar no segundo mandato consecutivo como membro titular ou suplente do CEP/Unipampa. Além disso, o/a docente precisa ter disponibilidade para participar das reuniões através de webconferência e/ou presencial, que geralmente ocorrem nos dois turnos da data agendada ou, podem ainda dependendo da demanda, estender-se por dois dias consecutivos, englobando os dois turnos de ambos os dias.

Sobre a inscrição

Os/as docentes interessados/as em participar da seleção devem enviar o seu Currículo Lattes, acompanhado de Carta de Interesse e disponibilidade para participação nas reuniões já agendadas para 2023, quando da sua convocação, para o endereço eletrônico: cep@unipampa.edu.br. O assunto do e-mail deve indicar: Chamada Interna PROPPI/CEP 01/2023. A data limite para envio da documentação é 06 de setembro de 2023. A divulgação do resultado final está prevista para dia 18 de setembro.

Saiba mais sobre o CEP

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), conforme a Resolução CNS 466/2012: “são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos”. Entre suas atribuições estão:

• a) avaliar protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos, com prioridade nos temas de relevância pública e de interesse estratégico da agenda de prioridades do SUS, com base nos indicadores epidemiológicos, emitindo parecer devidamente justificado, sempre orientado, dentre outros, pelos princípios da impessoalidade, transparência, razoabilidade, proporcionalidade e eficiência, atendendo aos prazos estabelecidos em norma operacional, evitando redundâncias que resultem em morosidade na análise;
  • b) desempenhar papel consultivo e educativo nas questões relacionadas à ética.