Página Inicial > E Publica e Gratuita e em Itaqui
Data de publicação 28/01/2022 - 17:00 Atualizado em 01/02/2022 - 17:10 1237 visualizações

É pública, é gratuita, é em Itaqui

Por 2001560014

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Itaqui", campus Itaqui em imagem aérea com vistas aos prédios do campus

Itaqui está situada nas margens do Rio Uruguai e foi o berço da primeira redução jesuítica guarani do Rio Grande do Sul. Na fronteira oeste do Estado e na divisa com a Argentina, a cidade possui cerca de 37 mil habitantes e abriga um dos campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa. Itaqui se destaca pelas marcas missioneiras na região, com diversas capelas, estátuas e sítios arqueológicos guaranis ainda pouco explorados. Por sua localização, Itaqui ficou conhecida como “O Portal do Rio Grande”.

O Campus Itaqui oferece seis cursos de graduação de qualidade, de modo gratuito e em uma universidade pública com professores especializados. Dentre os cursos oferecidos pela Unipampa, em Itaqui, estão: Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Matemática e Nutrição. A Unipampa possui também laboratórios de Química, Máquinas e Mecanização Agrícola, Sementes, Processamento de Alimentos e outros que ajudam na formação dos estudantes da universidade. Além disso, existe a possibilidade de realizar algumas especializações no Campus Itaqui.

O caráter acolhedor e a riqueza cultural da cidade, principalmente na música, são alguns dos aspectos que tornam o ingresso na Unipampa ainda melhor, é isso o que comenta o diretor do Campus Itaqui, José Carlos Severo Corrêa. “Quem estuda na Unipampa de Itaqui poderá desfrutar da forma acolhedora que a cidade demonstra aos seus visitantes, pois Itaqui leva o título de cidade hospitaleira. Além de ser a terra de escritores e poetas, como João Sampaio e Quide Grande, também é uma cidade margeada pelo Rio Uruguai, símbolo dos entardeceres mais bonitos da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, o qual já emprestou suas águas para diversas músicas, como “A casilha, o rio e eu ”.

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação do Campus Itaqui

Na questão turística, Itaqui é palco do “Festival de Canto Farrapo da Casilha do Porto e o Dança Comigo Itaqui”, um festival de dança muito popular e que atrai diversas pessoas para o município. É na cidade da fronteira onde fica um dos mais antigos teatros da América do Sul, o Teatro Prezewodowski, construído em 1883.

De acordo com informações da direção do campus, os aluguéis em Itaqui giram em torno de R$600 a R$650 para uma kitnet. Para apartamentos ou casas, o preço gira em torno de R$700 a R$1200. O campus possui Restaurante Universitário para atender aos estudantes. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o episódio do podcast sobre o Campus Itaqui.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Itaqui

Hotéis e imobiliárias de Itaqui

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Site da Prefeitura de Dom Pedrito

Guia de Turismo