Página Inicial > E Publica e Gratuita e Unipampa
Data de publicação 24/01/2022 - 11:14 Atualizado em 25/01/2022 - 09:04 165 visualizações

É pública, é gratuita, é a Unipampa

Por 2001560014

A Universidade pública e gratuita é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. Esta conquista proporciona a esperança que alimenta o sonho de muitas pessoas de uma vida melhor, e que possibilita à educação ser realmente uma alavanca de mudanças sociais. Presente no interior do Rio Grande do Sul, no Pampa Gaúcho, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) faz parte dessa conquista. Criada em 2008, mas funcionando desde 2006, a Unipampa nasceu do embrião de outras duas universidades gaúchas, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ao todo, a Unipampa possui dez campi, ofertando mais de 70 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores tecnológicos. Além disso, conta com diversos programas de pós-graduação, que somam 20 cursos de mestrado e cinco cursos de doutorado.

A graduação é a porta de entrada para uma carreira no mercado de trabalho ou ainda para ingressar no mundo acadêmico e de pesquisa. Na Unipampa é possível conhecer uma diversidade de cidades, pessoas e a cultura do interior gaúcho. Além disso, o contato com uma universidade pública de qualidade oferece todas as condições para o desenvolvimento profissional, acadêmico e humanístico dos ingressantes. Tudo isso de forma gratuita, com professores especializados.

Ao longo de uma série de reportagens e podcasts, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) irá apresentar cada um dos dez campi e as inúmeras oportunidades que a Unipampa oferece para seus estudantes. As publicações fazem parte da campanha “É pública. É gratuita. É a Unipampa!” e conta com bolsistas da área de comunicação, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Todas as imagens de estudantes utilizadas na campanha pertencem ao banco de imagens AfroDrive, feito por acadêmicos da Unipampa antes do período de pandemia.

Aliás, através da Universidade é possível também conhecer outros países. A Unipampa possui 21 convênios com universidades em diversos países, como Alemanha, México, Espanha, Itália, Inglaterra, entre outros. A Unipampa participa também em programas de intercâmbio Ciência Sem Fronteiras e CAPES-BRAFITEC. A Unipampa possui um Plano de Permanência para colaborar financeiramente com os estudantes, além de diversos auxílios e bolsas estudantis.

Para ficar ligado na campanha basta acompanhar nossas redes sociais e o portal oficial da Unipampa. Venha conhecer a Universidade Federal do Pampa. É pública. É gratuita. É a Unipampa!

Ouça também o podcast de apresentação da campanha no Spotify.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site da Unipampa

Portal do Ingresso

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)