Página Inicial > E Publica e Gratuita e Unipampa Formas de Ingresso
Data de publicação 07/02/2022 - 16:01 Atualizado em 07/02/2022 - 16:01 317 visualizações

É pública, é gratuita, é a Unipampa - Formas de Ingresso

Por 2001560014

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está distribuída por dez cidades do interior gaúcho, possibilitando diversas formas de ingresso para aqueles que desejem uma formação pública e de qualidade. Com professores especializados, ótimas estruturas e programas de auxílio estudantil, a Unipampa oferece oportunidades para o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes.

Existem diversas formas e processos seletivos para aqueles que desejam ingressar na Unipampa: Sisu, Chamada por Notas do Enem e Chamada por Notas do Ensino Médio, além dos Processos Seletivos Específicos. Todas as informações sobre esses processos, editais, datas e cronogramas estão disponíveis no site do Ingresso da Unipampa.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

A mais conhecida e tradicional forma de ingresso na Universidade é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é destinado para todos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao processo seletivo vigente. As inscrições para o Sisu são abertas duas vezes ao ano, sempre antes do início de cada semestre regular de ensino.

Por meio do Sisu é possível ingressar em uma universidade pública e gratuita, como a Unipampa. As vagas deste processo são divididas entre as de ampla concorrência, para todos aqueles que fizeram o Enem, e as vagas reservadas para as ações afirmativas, que são vagas destinadas à pessoas que estudaram todo o ensino médio em escola pública. Elas estão divididas em vagas para pessoas com deficiência, pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, e/ou com renda familiar bruta por pessoa de um salário mínimo e meio ou menos. Além disso, a Unipampa ainda possui ações afirmativas próprias voltadas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas ou com deficiência. Tudo isso colabora ainda mais com o caráter inclusivo e de diversidade da Universidade Federal do Pampa.

Chamada por Notas do Enem

Caso não tenha feito o Enem no ano anterior, ainda assim pode ingressar na Unipampa por meio de outros processos seletivos e desde que tenha feito o Enem em anos anteriores. A Chamada por Notas do Enem é um processo semelhante ao Sisu, mas que permite o uso das notas do Enem dos últimos seis anos. A inscrição para esse processo ocorre no Portal de Ingresso da Unipampa.

Chamada por Notas do Ensino Médio

Outra forma de ingresso na Universidade é a Chamada por Notas do Ensino Médio, que é um processo específico para preencher as vagas remanescentes, que  são vagas não preenchidas em processos seletivos anteriores. A Chamada por Notas do Ensino Médio leva em consideração apenas as notas de Português e Matemática dos candidatos e candidatas ao longo do seu período de Ensino Médio, e pode ser acessada por estudantes tanto de escolas públicas, como privadas.

Processos Seletivos Específicos

A Unipampa ainda possui outros processos seletivos específicos, tudo para proporcionar mais formas de ingresso no Ensino Superior público e gratuito. Lembrando que toda vez que um novo processo seletivo tem vagas abertas, todas as informações ficam disponíveis no site Ingresso - Unipampa

O Processo Seletivo Complementar (PSC) é destinado a preencher vagas que sobraram de processos de ingresso anteriores. Os editais do PSC são divulgados através do portal do Ingresso da Unipampa, com datas e inscrições em formato específico para cada edital e contando com diversas modalidades e vagas em cada campi da Universidade.

O curso de Educação do Campo também tem suas inscrições através de um processo próprio, feito por meio de edital com diferentes modalidades. A inscrição deve ser feita através do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) da Unipampa, com o preenchimento de um formulário eletrônico. Para conferir o modelo dos editais dos processos anteriores basta acessar esse link: Educação do Campo - Licenciatura.

A Federal do Pampa busca a diversidade e a inclusão, por isso possui um processo seletivo voltado para indígenas aldeados e moradores das comunidades remanescentes de quilombos. As inscrições ocorrem no sistema  de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri) da Universidade. O edital com todas as informações sobre vagas, modalidades e requisitos para ingresso está disponível no site da Unipampa e também no portal do Ingresso.

Já o processo seletivo para fronteiriços oferece vagas nos campi que têm cidades da Argentina e Uruguai próximas de suas divisas e é destinado para os estrangeiros moradores destas cidades. A inscrição é feita por meio do site da Unipampa e é preciso ficar atento a toda a documentação exigida e informações disponíveis no edital. Também é possível conferir um modelo do Processo Seletivo Fronteiriço de anos anteriores.

Ouça também o episódio do podcast sobre as formas de ingresso na Unipampa.

Pública e gratuita, a Unipampa é uma universidade aberta para todos que buscam encontrar uma graduação e um curso superior de excelência, com o objetivo de transformar a vida das pessoas através da educação.