Página Inicial > Educacao e Cidadania e o Tema da Aula Magna da Abertura do Semestre Letivo 20231
Data de publicação 07/03/2023 - 11:29 Atualizado em 08/03/2023 - 16:20 135 visualizações

“Educação e Cidadania” é o tema da aula magna da abertura do semestre letivo 2023/1

O evento será em 20 de março, às 13h30, em formato híbrido: presencialmente no Campus São Borja e transmitido pelo YouTube
Por Emanuelle Tronco Bueno

O Núcleo de Pedagogia Universitária (NPU) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promove a aula magna “Educação e cidadania” com o professor João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A aula será em formato híbrido, ou seja, a comunidade acadêmica poderá participar presencialmente no Campus São Borja e virtualmente pelo canal da Unipampa no Youtube. A atividade será no dia 20 de março, às 13h30 e integra a programação de abertura do primeiro semestre letivo de 2023. Não há necessidade de inscrição antecipada.

Para anotar:

- Data e hora: 20/03/2023 às 13h30

- Local: Campus São Borja

- Transmissão on-line: YouTube da Unipampa

Sobre o professor:

João Carlos Salles Pires da Silva é doutor em Filosofia e é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Reitor da UFBA por dois mandatos; eleito membro da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) como vice-presidente (2018) e presidente (2019). Entre outras obras, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (2006), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017), Análise & Gramática: Mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018) e Universidade Pública e Democracia (2020), Tractatus, frente e verso (2021), Ernst Cassirer e o Nazismo: e outros textos sobre a proximidade do mal (2022). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein. Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna e contemporânea. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática.