Página Inicial > Grupo de Estudantes Visita Estabelecimentos Agropecuarios em Processo de Transicao Agroecologica
Data de publicação 28/07/2022 - 17:05 Atualizado em 28/07/2022 - 17:05 140 visualizações

Grupo de estudantes visita estabelecimentos agropecuários em processo de transição agroecológica

Na última sexta-feira, 22, 30 estudantes do Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tiveram a oportunidade de realizar uma viagem de campo para visitar estabelecimentos agropecuários localizados no município de Chiapeta/RS. A viagem contou com a participação de estudantes dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e de Agronomia. Também participaram da viagem os professores Vinicius Piccin Dalbianco e Eloir Missio.

Foram visitados seis estabelecimentos agropecuários que possuem alguma prática voltada para a transição agroecológica e promoção da agricultura sustentável, como utilização de biofábricas, substituição de agroquímicos por compostos orgânicos, conservação de mananciais de água, uso racional de máquinas e equipamentos, redução de custos de produção com a adoção de insumos disponíveis nas unidades de produção, fornecimento de alimentos para programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), formação de rede entre os agricultores presentes naquele território, etc.

Na oportunidade, o grupo visitou a Fazenda Chiapeta, que é voltada para a produção agrícola e pecuária; dois estabelecimentos com o sistema de produção de leite, um semi-intensivo e outro intensivo; um estabelecimento com sistema de produção de grãos, armazenamento e secagem por via de ar natural forçado; um estabelecimento com produção de hortaliças com certificação orgânica; e, ao final, uma agroindústria familiar, onde a delegação pode desfrutar de um excelente café colonial. O roteiro de campo foi organizado pelo engenheiro agrônomo Dhonathã Rigo, responsável pelo Escritório da Emater de Chiapetta.

O projeto “Atividade de campo como estratégia para conhecimento da realidade agrária, agrícola e alimentar de um território”, que embasou a viagem de campo, tem por objetivo proporcionar atividade de campo na realidade agrária, agrícola e alimentar de um território como estratégia para estímulo, aperfeiçoamento e ampliação do conhecimento acadêmico.

 

Com informações de Vinicius Piccin Dalbianco