Página Inicial > I Feira de Ciencias do Pampa Divulga Resultados em Live na Proxima Sexta Feira 24
Data de publicação 22/09/2021 - 10:06 Atualizado em 22/09/2021 - 10:06 169 visualizações

I Feira de Ciências do Pampa divulga resultados em live na próxima sexta-feira, 24

Na próxima sexta-feira, 24, a partir das 18h30, será realizada a live de divulgação dos resultados da I Feira de Ciências do Pampa (Fecipampa). O evento faz parte do Programa de Feiras de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Profecipampa) e tem o objetivo de estimular e potencializar o desenvolvimento da investigação e da alfabetização científica nas escolas de Educação Básica que integram o programa no âmbito dos dez campi da Instituição. A transmissão ocorre por meio do YouTube, no link: https://www.youtube.com/c/Fecipampa.

Conforme o professor Pedro Fernando Teixeira Dorneles, articulador geral do Profecipampa, trata-se de um evento de abrangência estadual que tem como objetivo se constituir como um evento aglutinador de feiras municipais, a partir de Feiras de Ciências Integradoras do Programa da Unipampa que foram desenvolvidas nos campi Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento (em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS), São Gabriel, São Borja (em parceira com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – IFFar) e Uruguaiana.

As Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proext), de Graduação (Prograd) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da Unipampa apoiam este evento com a concessão de bolsas, vinculadas ao Edital 189/2021 (Chamada Interna nº3/2021). A Proext, de forma específica, disponibiliza apoio através de um trabalho conjunto de articulação institucional.

A equipe de trabalho é formada por representantes dos dez campi da Unipampa e, nos campi São Borja e Santana do Livramento, conta ainda com parcerias institucionais. Após forte interação com os municípios próximos aos campi da Unipampa, constituíram-se as Feiras Integradoras, visando a seleção de trabalhos para a primeira edição da Feira de Ciências do Pampa (Fecipampa). Essa primeira edição foi fomentada a partir de ações já realizadas (campi Bagé; Caçapava do Sul; Dom Pedrito) e do engajamento de servidores e estudantes da Unipampa que formaram as equipes de trabalho juntamente com o Comitê Científico do Profecipampa, resultando 151 trabalhos desenvolvidos. Tais trabalhos envolveram 384 estudantes da Educação Básica, por meio de vídeos postados em redes sociais de cada Feira Integradora. Os referidos trabalhos foram orientados e coorientados por 187 professores de 91 escolas distintas e de 25 municípios.

Para Dorneles, os resultados atingidos só foram possíveis pelo envolvimento dos professores e alunos da Educação Básica e pela dedicação dos servidores e estudantes da Unipampa. O docente destaca que as Feiras de Ciências promovidas pela Unipampa estão se consolidando como uma excelente forma de fortalecer os laços de cooperação entre a Universidade e as comunidades escolares.

Live de divulgação da primeira edição da Fecipampa Estadual - Divulgação

Com informações de Pedro Fernando Teixeira Dorneles