Página Inicial > Laftambio Pampa Recebe Premio Importante Evento na Area de Bioquimica 51a Sbbq
LaftamBio pampa recebe prêmio importante evento na área de Bioquímica (51ª SBBq)
Dados 22/09/2022 - 15:17 Atualizado em 22/09/2022 - 15:19
Por Lucas de Quadro Feijó

O grupo de pesquisa do Laboratório de Avaliações Farmacológicas e Toxicológicas Aplicadas às Moléculas Bioativas (LaftamBio Pampa), da UNIPAMPA Campus Itaqui, esteve presente recentemente no evento “51ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) da Sociedade Brasileira de Bioquímica que foi coorganizado com o 46º Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)/Federação Latino-Americana de Sociedades Biofísicas (LAFEBS), na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo, no período de 5 a 8 de setembro de 2022. Este evento que retornou ao modelo presencial após a pandemia, e é atualmente um dos mais tradicionais eventos da comunidade científica brasileira no ramo da Bioquímica e a Biologia Molecular. Este evento tem como objetivo discutir temas relevantes da atualidade em pesquisa e desenvolvimento nacional e internacional.

Na ocasião, participaram do evento a professora doutora Marina Prigol, docente do campus Itaqui e do Programa de Pós-graduação em Bioquímica da UNIPAMPA e sua aluna de pós-doutorado, doutora Vandreza Cardoso Bortolotto.

O congresso, além de estimular a divulgação cientifica, destaca a qualidade, originalidade e a execução de trabalhos, ainda incentiva os jovens pesquisadores a contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento da pesquisa científica no país. Nesta edição, o congresso concedeu aos melhores trabalhos o prêmio de “SBBq & SBBf Award”, e com muita alegria o Laftambio Pampa foi premiado, através do trabalho intitulado “Chrysin restores the memory deficit induced by the hypothyroidism in mice: assessment of different types of memory” apresentado pela doutora Vandreza Cardoso Bortolotto, na categoria de “Produtos Naturais”. Esse trabalho faz parte da tese de doutoramento da referida aluna, e parte das diversas pesquisas e trabalhos desenvolvidos pelo grupo Laftambio Pampa.

O grupo LaftamBio Pampa conta com os seguintes docentes do campus Itaqui: Marina Prigol, Gustavo Guerra, Silvana Boeira e Hecson Jesser Segat; e possui atualmente 1 aluna de pós-doutorado, 7 alunos de doutorado, 2 de mestrado e 13 de iniciação científica.

Professora Dr.ª Marina Prigol e sua aluna de pós-doutorado, Dr.ª Vandreza Cardoso Bortolotto