Página Inicial > Nota de Repudio 0
Nota de Repúdio
Dados 09/06/2022 - 09:00 Atualizado em 09/06/2022 - 09:11
Por Lucas de Quadro Feijó

Considerando os ataques verbais sofridos por uma docente do Curso de Nutrição no dia de ontem, 07 de junho de 2022, no estacionamento do Campus Itaqui, temos a declarar:

1) Nosso total apoio à docente que foi covardemente agredida em virtude de ter apresentado e discutido temáticas voltadas à comunidade LGBTQIA+ em suas aulas.

2) Nosso repúdio à iniciativa de tal indivíduo, que sequer teve coragem de se identificar e que demonstra a total falta de entendimento quanto ao papel da docência, sobretudo no ambiente universitário.

3) Destacar a universidade pública como um ambiente potencializador do conhecimento científico, que reconhece e defende a diversidade social e cultural.

“A UNIPAMPA traz em sua visão a preocupação em ser reconhecida pela comunidade acadêmica e pela sociedade como Instituição que luta pela redução das discriminações étnico/raciais, geracionais, de gênero, de diversidade sexual, de deficiências, entre outras que contribuem com a perpetuação de desigualdades sociais brasileiras.” (PDI 2019-2023, p. 100).

4) Registrar que todas as medidas possíveis e cabíveis estão sendo adotadas de forma a assegurar a autonomia dos docentes de forma geral e das docentes de forma particular.

5) Registrar que não admitimos que na UNIPAMPA, haja qualquer tipo de ataque a membros de nossa comunidade acadêmica, sobretudo às mulheres.

6) Rechaçamos ataques misóginos, homofóbicos, transfóbicos ou qualquer outra forma de discriminação.

7) Por fim, mas não menos importante, salientar que a docente, enquanto servidora pública, estava cumprindo seu dever e que em nenhum momento faltou com o decoro tanto em sala de aula quanto nos demais ambientes acadêmicos.

Assim, registramos que estamos cientes dos fatos acontecidos e conclamamos a comunidade acadêmica a não se calar diante de ameaças discriminatórias mesquinhas e violentas, inconcebíveis no ambiente universitário, no qual se preza pelas liberdades individuais e pela diversidade sexual e de gênero.

GESTÃO DO CAMPUS ITAQUI - UNIPAMPA