Página Inicial > Nucleo de Estudos em Agroecologia e Contemplado Com Recurso de Edital do Cnpq
Data de publicação 07/05/2020 - 18:02 Atualizado em 07/05/2020 - 18:36 293 visualizações

Núcleo de Estudos em Agroecologia é contemplado com recurso de edital do CNPq

Por sofiasorgetzt

O projeto de criação do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi contemplado com um auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O valor total de R$ 97.100,00 abrange custeio, capital e quatro bolsas na modalidade Apoio Técnico em Extensão no País (ATP) a serem concedidas por meio de seleção via edital. A captação do recurso foi realizada através da chamada 21/2016.

O NEA terá como objetivo desenvolver projetos voltados à melhoria das condições ambientais, sociais e técnico-econômicas do meio rural nos municípios de São Borja, São Gabriel e Itaqui simultaneamente e de forma integrada durante dois anos. O recurso recebido será empregado na criação do núcleo como espaço para o intercâmbio e a construção de conhecimento agroecológico por meio da contribuição de professores, pesquisadores, estudantes, agricultores e agricultoras.

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo NEA estão a formação em agroecologia, implantação de hortas com agricultores familiares, aprimoramento das feiras e certificação dos produtos. As práticas agroecológicas deverão ser realizadas nas unidades de produção dos agricultores locais, de assentamentos e agricultores familiares, capazes de dar continuidade ao processo após os 2 anos de acompanhamento. Debates sobre manejo de plantas em sistema de produção sustentável, uso de insumos para produção orgânica, e uso de redes colaborativas também estão previstos.

De acordo com a professora Merli Leal Silva, coordenadora do projeto, a iniciativa da captação do recurso do CNPq surgiu devido ao fato da agroecologia na região da fronteira ainda ser um desafio. Segundo Merli, trabalhar de forma integrada com outros campi também é algo importante para uma instituição multicampi composta de pessoal técnico e docente altamente qualificado.

A criação do NEA tem raízes no projeto de extensão Comunicação e Educação do Campo, do campus São Borja. Uma das atividades mais conhecidas do projeto é a feira do campus, onde agricultoras do interior do município vendem produtos como legumes e hortaliças.