Página Inicial > Plano de Metas para 2023 Unipampa Planeja Evolucao Nos Novos Objetivos
Data de publicação 08/03/2023 - 12:43 Atualizado em 08/03/2023 - 12:46 146 visualizações

Plano de Metas para 2023: Unipampa planeja evolução nos novos objetivos

Unipampa revisa Planejamento Estratégico com novas metas para 2023
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), divulga o Plano de Metas 2023. A revisão apresenta 18 desafios que estão desmembrados em objetivos e ações específicas. Conforme aponta a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Gentil, toda universidade possui a definição de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, na Unipampa, o PDI foi fixado de 2019-2023.

A Instituição, anexo ao PDI, possui um Planejamento Estratégico, que conduz o desenvolvimento da Universidade, bem como define o que é prioridade, de que forma serão executadas as ações e os indicadores mais relevantes em cada área. Assim, para cada objetivo do PDI são construídos indicadores, iniciativas e metas. Ainda conforme Viviane, “é fundamental que uma instituição de ensino tenha este planejamento, considerando sua expansão, seu desenvolvimento, o controle das suas ações e que, assim, seja possível planejar permanentemente o crescimento da Universidade”.

O novo direcionamento da estratégia foi elaborado para 2023, considerando que o próximo ano marca o início de uma nova gestão na Reitoria.

Esforço institucional coletivo

A revisão e atualização do Plano de Metas 2023 é resultado de um esforço institucional que mobilizou os servidores da Universidade ao longo de 2022. O trabalho foi liderado e conduzido pela Divisão de Planejamento Estratégico, inserida na Coordenadoria de Planejamento da Proplan. Esta revisão envolve, portanto, servidores de todas as pró-reitorias e unidades da reitoria e é um processo que considerou os monitoramentos realizados no último semestre. Conforme a pró-reitora de Planejamento e Infraestrutura, Viviane Gentil, esta revisão é de vital importância, especialmente quando consideradas as mudanças ocasionadas pela pandemia e que impactam direta e indiretamente a Unipampa.

Este trabalho, portanto, iniciou com as reuniões de gestores afinados com cada um dos desafios do PDI e, sequencialmente, envolveu as unidades específicas, buscando assertividade e consenso. A partir disso, traçou-se uma visão geral da estratégia institucional, que contempla o direcionamento de ações a serem priorizadas em 2023. Os dados coletados nos levantamentos auxiliaram na síntese de uma estratégia institucional a partir de indicadores que guiaram a revisão do plano de metas. Para cada indicador foram levantados os dados atuais da Unipampa, bem como uma visão histórica do PDI e metas capazes de contemplar os múltiplos cenários.

Novos indicadores a serem alcançados

A revisão do Plano de Metas para 2023, que integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, contempla 18 desafios institucionais e cada desafio possui novos indicadores com o intuito de servir como um direcionador da estratégia institucional para o período.

O PDI é monitorado semestralmente e o processo de acompanhamento dos parâmetros demonstrou que a Universidade apresentava algumas fragilidades em determinadas iniciativas. Esse processo motivou que a Instituição fizesse uma revisão dessas lacunas, considerando que o Planejamento Estratégico é de quatro anos e 2023 é o último ano deste planejamento e isso carece que várias metas e indicadores sejam revisados dentro da realidade da Unipampa neste momento e contexto específico.

Confira o quadro de metas para 2023 a fim de deixar os objetivos mais evidentes e transparentes: