Página Inicial > Professora da Unipampa Toma Posse na Comissao Assessora para Equidade Diversidade e Inclusao da
Data de publicação 27/10/2023 - 23:45 Atualizado em 27/10/2023 - 23:46 100 visualizações

Professora da Unipampa toma posse na Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão da Fapergs

A professora Pâmela Billig Mello Carpes também atua no Conselho Superior da Fapergs
Por Emanuelle Tronco Bueno

A professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, professora Pâmela Billig Mello Carpes, assinou o Termo de Designação e tomou posse na Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A professora já atua como representante titular no Conselho Superior da Fapergs. Com isso, a Unipampa possui uma representação feminina para divulgação institucional nestes espaços, oportunizando que aspectos mais específicos de instituições mais distantes dos grandes centros sejam considerados.

A Comissão EDI é formada a partir de uma chamada pública da Fapergs e reuniu mais de 50 indicações da comunidade científica. Integram a Comissão cinco membros titulares e cinco suplentes que foram escolhidos entre os nomes indicados em resposta ao edital. O mandato dos membros é de dois anos, permitida uma recondução. Com a posse, a professora expressa seu orgulho da Universidade, pois a Unipampa “veio para contribuir com o desenvolvimento regional do Pampa, e a interiorização do ensino superior e da ciência. Neste sentido, é fundamental que nossa universidade esteja representada em espaços de decisão relacionados à educação superior e à ciência”.

O objetivo do grupo é gerar iniciativas que contribuam para a erradicação de preconceitos de raça, gênero, orientação sexual, condição física, idade, religião e demais formas de discriminação, bem como para o aumento da representatividade na produção do conhecimento científico. A professora Pâmela salienta que “a diversidade é um aspecto fundamental para o desenvolvimento da ciência. [...] Como cientista, luto para que possamos realizar uma ciência cada vez melhor, e para todas e todos tenham acesso aos mais diversos espaços e carreiras, incluindo a acadêmico-científica. Assim, participar desta Comissão é uma oportunidade importante de contribuir para a promoção de diversidade, equidade e inclusão na ciência desenvolvida no Rio Grande do Sul”.

Pâmela Billig Mello Carpes – Em 2017, a professora recebeu o prêmio "Para Mulheres na Ciência", concedido anualmente pela L'óreal, em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências; e iniciou os estudos relacionados a gênero e ciência, além de suas pesquisas na área de neurobiologia da memória. Foi responsável pela proposição e criação da Comissão Mulheres na Fisiologia, da Sociedade Brasileira de Fisiologia, comissão na qual é a atual presidente. Além disso, Pâmela é membro do núcleo central de cientistas do Movimento Parent in Science (PiS), criado para discutir o impacto da parentalidade na carreira científica dos pesquisadores brasileiros. Atualmente, Pâmela está à frente da criação da Comissão Permanente de Diversidade da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (Fesbe).