Página Inicial > Projetos de Extensao Resultam em Quatro Estacoes Geodesicas Homologadas Pelo Ibge
Data de publicação 06/04/2018 - 14:29 Atualizado em 06/04/2018 - 14:29 791 visualizações

Projetos de Extensão resultam em quatro Estações Geodésicas homologadas pelo IBGE

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Através de projetos do curso de Agrimensura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foram homologadas quatro estações geodésicas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na fronteira oeste do estado. Os marcos geodésicos são pontos com informações precisas de latitude, longitude e altitude.

Os marcos geodésicos estão localizados nos municípios de Maçambará e Itaqui e foram implantados nos projeto de extensão GeoMaçambará e GeoItaqui, que envolvem docentes e discentes do curso de Agrimensura do Campus Itaqui. A homolagação veio através de outro projeto de extensão: Homologação de pilares geodésicos junto ao IBGE e verificação da situação dos vértices oficiais pertencentes ao sistema geodésico brasileiro no município de Itaqui.

De acordo com o professor da Unipampa, Leonard da Silveira, os vértices foram construídos conforme as especificações para a padronização de marcos geodésicos e os dados coletados (rastreio de sinais dos sistemas de posicionamento baseados em satélites artificiais) seguindo as instruções para a homologação de estações geodésicas. “Estes vértices são de grande importância, pois servem de referência para qualquer tipo de mapeamento ou obtenção de dados e informações georreferenciadas efetuados na região, integrando-os nacional e internacionalmente”, explicou o professor.

As Estações Geodésicas de Maçambará

Em Maçambará foram construídas e homologadas duas estações geodésicas que fazem parte da rede de referência cadastral municipal. O projeto GeoMaçambará prevê a implantação de uma rede geodésica de referência no município para subsídio ao levantamento geodésico e topográfico dos núcleos urbanos, mapeamento cartográfico, cadastro técnico multifinalitário, implantação de sistema de informações georreferenciadas (banco de dados espaciais) e confecção da planta genérica de valores.

O projeto GeoMaçambará tem como coordenador o professor Leonard Niero da Silveira e como colaboradores os professores Marcelo Jorge de Oliveira, Leydimere Janny Cota Oliveira, Marcílio Baltazar Teixeira e Sidnei Luís Bohn Gass.

As Estações Geodésicas de Itaqui

Em Itaqui as estações geodésicas foram construídas ainda na vigência do projeto “GeoItaqui” que tinha por objetivo o levantamento de informações georreferenciadas do perímetro urbano da cidade de Itaqui. No entanto, as estações jamais chegaram a ser homologadas junto ao IBGE. Para resolver este problema, foi lançado o projeto de extensão Homologação de pilares geodésicos junto ao IBGE e verificação da situação dos vértices oficiais pertencentes ao sistema geodésico brasileiro no município de Itaqui – RS, com o objetivo de efetuar a homologação, a definitiva oficialização dos marcos e verificar o estado de conservação dos demais vértices do sistema geodésico brasileiro existentes no perímetro do município de Itaqui.

Participaram da homologação do vértice o professor Leonard Niero da Silveira, também coordenador do projeto, e as discentes Gabrielle Lane da Silva e Andressa Carvalho Sokora.