Página Inicial > Sisu 2018 e Forma de Ingresso Nos Cursos de Graduacao da Unipampa
Data de publicação 24/01/2018 - 12:34 Atualizado em 25/01/2018 - 10:14 1377 visualizações

Sisu 2018 é a forma de ingresso nos cursos de graduação da Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já começaram e podem ser feitas até sexta-feira, 26, por meio do site http://www.sisu.mec.gov.br/. Esta é a forma de ingresso nos 64 cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para concorrer as 3.180 vagas ofertadas pela instituição por meio do Sisu, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obtido nota superior à zero na prova de redação.

O processo seletivo Sisu/Unipampa é composto pela Chamada Regular e pela Lista de Espera. Na etapa atual, os candidatos podem se inscrever para a Chamada Regular do Sisu. No momento da inscrição, o concorrente deve escolher uma única opção de modalidade de vaga. O resultado da Chamada Regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2018 no site do Sisu/MEC.

Matrículas: como fazer?

Neste ano, a Unipampa conta com três formas de matrícula para os candidatos selecionados: presencial, condicional e solicitação de matrícula presencial. A documentação exigida pode ser consultada no Termo de Adesão, disponível no site Sisu/Unipampa.

A primeira delas é destinada a candidatos na modalidade ampla concorrência ou ação afirmativa L5, que são aqueles que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A matrícula presencial pode ser realizada pelo próprio candidato, seu representante legal ou procurador instituído no campus do curso no qual obteve a vaga.

A matrícula condicional é uma opção para os candidatos classificados na modalidade de vaga ampla concorrência ou ação afirmativa L5. Ela ocorrerá em duas etapas: envio da documentação completa digitalizada para o endereço eletrônico do Processo Seletivo Sisu/Unipampa. Nesta fase, é necessário o envio da Declaração de Autenticidade de Documentos, em formato digital, com assinatura reconhecida em cartório do candidato ou de seu representante legal. A etapa seguinte consiste na apresentação da documentação original para fins de autenticação institucional de acordo com o cronograma estabelecido em cada campus.

A solicitação de matrícula presencial é destinada aos candidatos das modalidades de vagas das ações afirmativas, exceto da L5. Ela é realizada presencialmente pelo candidato, no campus do curso no qual foi selecionado. Nesta modalidade, a matrícula não é realizada no momento. Após a entrega da documentação referente à solicitação de matrícula, o candidato é encaminhado para avaliação pelas comissões de verificação, de acordo com a modalidade de vaga para o qual foi classificado e conforme Termo de Adesão de 2018. Quem tiver sua solicitação de matrícula aprovada será matriculado automaticamente pela Secretaria Acadêmica.

Cronograma da Chamada Regular

• 23/01 a 26/01 – Inscrições no Sisu;
  • 29/01 – Resultado da Chamada Regular;
  • 31/01 e 01/02 – Solicitação de matrícula e entrevistas dos candidatos das ações afirmativas (L1, L2, L6, L9, L10, L13, L14, V1094), exceto L5;
  • 06/02 – Publicação, no site do Sisu/Unipampa, do resultado das solicitações de matrícula e das entrevistas dos candidatos das ações afirmativas. Os candidatos que tiverem sua solicitação aceita serão automaticamente matriculados pela secretaria acadêmica nos componentes curriculares do primeiro semestre do curso para o qual foram aprovados;
  • 06/02 e 07/02 – Matrícula de candidatos da ampla concorrência e ação afirmativa L5;
  • 08/02 – Data limite para interposição de recursos contra negação da solicitação de matrícula;
  • 09/02 – Resultado dos recursos contra negação da solicitação de matrícula e data limite para complementação da documentação.

Quem optar pela matrícula condicional deverá seguir o seguinte cronograma:

• 06 e 07/02 – Matrícula de candidatos de Ampla Concorrência e Ação Afirmativa L5;
  • 08/02 – Pré-homologação 1;
  • 09/02 – Complementação da documentação;
  • 15/02 – Pré-homologação 2;
  • 15/03 – Homologação final da matrícula condicional.

Os horários de atendimento das secretarias acadêmicas estão disponíveis no Edital nº 009/2018. No site Sisu/Unipampa, você encontra todas as informações necessárias para realizar a matrícula.

Notícia relacionada:

Unipampa oferta 3.180 vagas para 64 cursos de graduação