Página Inicial > Testes Rapidos para Coronavirus Serao Aplicados em Bage Nesta Sexta Feira 8
Data de publicação 07/05/2020 - 20:12 Atualizado em 07/05/2020 - 20:19 295 visualizações

Testes rápidos para coronavírus serão aplicados em Bagé nesta sexta-feira, 8

Por Aline Reinhardt da Silveira

Serão aplicados nesta sexta-feira, 8 de maio, os testes rápidos de coronavírus na população de Bagé. O estudo é realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Prefeitura Municipal de Bagé. A coleta de amostras será conduzida por agentes municipais de saúde que, devidamente identificados, visitarão as residências sorteadas para participação no inquérito. Serão aplicados 400 testes e 400 entrevistas.

Os agentes de saúde foram treinados para realização do inquérito na semana passada.

Estão previstos dois dias de aplicação dos testes e, tão logo essa etapa seja concluída, as amostras colhidas em Bagé serão encaminhados para o Campus Uruguaiana, no qual concentram-se os pesquisadores envolvidos na análise dos dados. Conforme projeta uma das docentes envolvidas na condução da pesquisa, Débora Pellegrini, dentro de uma semana o grupo deve tabular as informações obtidas, analisar e apresentar os primeiros resultados. As informações do estudo serão utilizadas pelo poder público municipal para definição de estratégias de combate ao contágio e prevenção da Covid-19.

Estudo estadual

O estudo populacional que começa nesta sexta-feira em Bagé é análogo ao estudo promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em todo o Estado, do qual a Unipampa também participa. As informações obtidas a partir do estudo em Bagé não se incluem no inquérito estadual em andamento.