Página Inicial > Unipampa Recebe Autorizacao para Radio Fm em Sao Borja
Data de publicação 20/04/2020 - 16:23 Atualizado em 20/04/2020 - 16:23 335 visualizações

Unipampa recebe autorização para rádio FM em São Borja

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Congresso Nacional publicou o Decreto Legislativo que autoriza a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) a iniciar os serviços de radiodifusão sonora em Frequência Modulada por meio do Campus São Borja. O documento foi emitido na última quinta-feira, 16, no Diário Oficial da União (DOU). A instituição terá o prazo de até um ano para implantar e colocar em funcionamento a emissora.

A FM, deve possuir caráter educativo, e é a primeira das cinco emissoras pleiteadas pela instituição. A Unipampa pretende implantar uma rede de rádio integrando os dez campi da Universidade. Por enquanto, além de São Borja, outros três municípios de abrangência da Unipampa (Santana do Livramento, Uruguaiana e Bagé) constam do Plano Básico Nacional de Radiodifusão e, em breve, também deverão contar com suas emissoras.

O pedido de autorização para rádios educativas teve origem num projeto de extensão elaborado em 2012, pelos professores da Unipampa. Leandro Ramires Comassetto e Valmor Rhoden.

De acordo com Rhoden, a partir daí, a Universidade constituiu uma comissão para formular uma proposta de programação e pensar a estrutura técnica e de recursos humanos necessária ao funcionamento das emissoras. “A FM Educativa deverá operar na frequência 106,1 Mhz e terá potência para abranger toda a cidade e parte do interior”

O diretor do Campus São Borja da Unipampa enfatizou que a rádio, além de atender aos anseios dos cursos de comunicação, será um importante canal de

comunicação da universidade com a comunidade, contribuindo para a difusão de informação e conteúdo de caráter educativo e cultural.