Início > Consciencia Negra Importa Para Unipampa
Data de publicação 18/11/2020 - 15:44 Atualizado em: 18/11/2020 - 17:33

Consciência Negra importa para a Unipampa

Atividades acontecem de forma remota através de transmissões online
Por 1701560342

Na sexta-feira, 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, no Brasil. Em 1971, o primeiro ato evocativo foi realizado em Porto Alegre, pelo Grupo Palmares, que tinha entre seus membros o afro-gaúcho Oliveira Silveira (1941 – 2009). A data foi incluída no calendário nacional em 2011, através da Lei 12.519/2011, consolidando a Lei 10.639/2003 que inclui a “História e a Cultura Afro-brasileira” na rede de ensino que já fazia alusão ao 20 de novembro.  O dia é marcado pela valorização das culturas de matriz negro africanas, bem como por reflexões sobre as contribuições das populações negras para o país.

Os campi Jaguarão e São Borja prepararam uma programação especial:

A XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão que tem como tema “Em tempos de isolamento e pandemia, negras e negros em movimento fazem magia.” A XII Semana da Consciência Negra de Jaguarão é organizada pelo projeto de pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil: mapeamento, memória, patrimonialização e Educação das Relações Étnico-Raciais, ocorrendo de 16 a 27 de novembro no formato virtual. O cronograma de atividades é postado diariamente na página do Facebook do evento, junto com o link para a inscrição da atividade.

Já a II Semana da Consciência Negra da Unipampa São Borja tem atividades nos dias 16, 18, 19, 20 e 25 de novembro. O evento é organizado pelo PET História da África e pelo Museu Treze de Maio, com o apoio do projeto de extensão Encontrão Cultural Digital do curso de Relações Públicas. As palestras e mesas de conversas que o evento proporciona serão transmitidas pela página no Facebook do PET. Algumas das atividades programadas são: Mesa de conversa sobre “O canto do negro enquanto resistência cultural”; Mesa de conversa com o tema “Um ou dois por sala: O negro no ensino superior”; Palestra sobre Antropologia das diferenças no Brasil: A origem da Consciência Negra; Papo de Comunicação; Mesa de debates com o tema “Vidas Negras Importam no Brasil”; E palestra “Diálogos sobre raça, Direito e tecnologia”.

A Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar e o Curso de Serviço Social da Unipampa vão realizar uma transmissão ao vivo pelo Facebook com a professora Caroline Fernanda Santos Silva sobre “Racismo no Brasil e Intersecções com os processos de Violência” no dia 20 de novembro, também em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, participou de uma roda de conversa virtual com o tema "A consciência negra de cada dia", evento da Escola Estadual Silveira Martins de Bagé.

A Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão da Unipampa (ADAFI) planejou o Curso de Educação para as Relações Étnico-Raciais com transmissão de suas atividades no canal no Youtube do ADAFI nos dias 17, 20, 23 e 30 de novembro. Na programação estão inclusos: Mesa redonda sobre “A Importância das Cotas nas Universidades Federais”; mesa redonda com o tema “A mulher negra na sociedade contemporânea, como chegamos? A que estamos? E como se desenha este futuro incerto?"; Roda de conversa sobre o dia da Consciência Negra; E Mesa redonda ADAFI "O Balanço dos 10 anos de Ações Afirmativas".

Outras atividades relativas ao Dia da Consciência Negra que a Unipampa participa é o Fórum Regional Permanente de Educação Étnico-racial, que terá transmissão pelo Youtube no dia 19 de novembro e o início das celebrações do ano da consciência negra brasileira "os 50 do 20" no dia 20 de novembro, no canal As Viagens Do Tambor com Oliveira Silveira no YouTube.

Para cronograma completo de atividades e mais informações sobre acesse: XII Semana da Consciência Negra  de Jaguarão, II Semana da Consciência Negra da Unipampa São Borja, Facebook do Curso de Serviço Social e Facebook da ADAFI.