Início > Destaque Nacional Professor Da Unipampa Concede Entrevistas Sobre Pesquisa Relacionada Ao Meio
Data de publicação 22/08/2023 - 19:02 Atualizado em: 22/08/2023 - 19:23

Destaque nacional: professor da Unipampa concede entrevistas sobre pesquisa relacionada ao "meio ambiente, social e governança corporativas"

O professor Ricardo Ribeiro Alves lançou a obra "ESG: O presente e o futuro das empresas" sobre a temática
Por Emanuelle Tronco Bueno

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Gabriel, Ricardo Ribeiro Alves, concedeu entrevistas a diversas mídias sobre o assunto do seu novo livro, "ESG: O presente e o futuro das empresas". Do inglês, a sigla “ESG” representa meio ambiente, social e governança (Environmental, Social and Governance) nas empresas, ampliando o escopo de apenas evitar a deterioração dos recursos naturais. Em setembro, o professor participará da Bienal do Livro do Rio de Janeiro divulgando a obra.

Uma das entrevistas foi concedida à revista Isto É e integrou a manchete "Guerra ao caos climático". No texto, o professor da Unipampa enfatizou a necessidade da utilização racional dos recursos naturais. No veículo Jornal do Comércio, Ricardo destaca que os “eventos climáticos extremos, como ciclones tropicais, secas e chuvas, ameaçam a produção de empresas e demais companhias, aumentando o risco que elas têm no mercado”.

Professor da Unipampa concede entrevista ao Jornal do Comércio

Além dessas participações, o professor Ricardo também foi entrevistado no programa Conexão RS da Ulbra TV de Canoas, RS; e, na rádio CBN de Cuiabá, MT.

Professor da Unipampa concede entrevista à Ulbra TV

Conforme destaca o professor, o nome da Unipampa confere credibilidade ao seu discurso, além de auxiliar na divulgação nacional da Instituição. Sendo assim, opina Ricardo, “quanto mais uma universidade se destaca na mídia por meio do trabalho de seus professores, técnicos ou alunos e ex-alunos, mais ela se torna conhecida e respeitada”.

Prefácio da obra "ESG: O presente e o futuro das empresas":

"A adoção da agenda ESG representa uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre as empresas e seus investidores, já que as melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas como parte da estratégia financeira das empresas. O presente livro apresenta um modelo inovador no qual as variáveis ambiental (E de environmental) e social (S de social) fazem parte do mesmo círculo. Ambas repousam sobre uma base que é a governança (G de governance), que criará as condições necessárias para que o ESG seja adotado de forma ética, transparente e eficaz nas organizações. Além disso, a obra conta com inúmeros exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG."