Início > Ensino Pesquisa Extensao E Inovacao Unipampa Divulga Chamada Para o Inovabolsas
Data de publicação 26/04/2023 - 21:21 Atualizado em: 26/04/2023 - 21:21

Ensino, pesquisa, extensão e... inovação: Unipampa divulga chamada para o Inovabolsas

O período para submissão de propostas pelos docentes será de 8 a 15 de maio
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), divulga a Chamada Interna nº 09/2023 referente ao Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica de apoio à inovação, conhecido como “Inovabolsas”. O período de submissão de propostas através do Sistema Acadêmico de Projetos (SAP) é de 8 a 15 de maio. A data limite para cadastro ou atualização de projetos de inovação no sistema encerra no dia 12 de maio. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse dos estudantes de graduação pelo desenvolvimento tecnológico e inovação, complementando a formação acadêmica através de atividades previstas em planos de trabalho, vinculados a projetos de pesquisa e com orientação de um professor pesquisador.

A Unipampa possui, desde 2022, a Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa (Agipampa), que possui o objetivo realizar a coordenação, articulação, gestão e execução da Política de Inovação da Universidade. Além do "Inovabolsas", está dentro dos serviços da agência a disponibilização de outras iniciativas, como o "Inovapampa", o "Empreendebolsas", ou mesmo fomento ao Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec), estrutura que abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica desde 2013.

Confira abaixo as principais dúvidas sobre o "Inovabolsas":

- Quem pode participar? Somente poderão submeter propostas os professores efetivos da Unipampa que possuam título de doutorado. As bolsas vinculadas aos projetos selecionados são exclusivamente para estudantes da graduação da Universidade.

- Quantas bolsas serão concedidas? O número de cotas de bolsas está condicionado à disponibilidade orçamentária que será concedida à PROPPI em 2023. O orçamento total estimado – que pode ser alterado – será de R$ 50.000.

- Qual o valor e carga horária de trabalho das bolsas? As bolsas são de 12h semanais com valor mensal R$ 240.

- Como encontrar informações detalhadas? O regramento completo está no documento da Chamada Interna nº 09/2023.

- Como esclarecer dúvidas? Esclarecimentos quanto à execução das propostas deverão ser encaminhados exclusivamente para o e-mail: dit@unipampa.edu.br.