Início > Novas Regras Para Concessao de Bolsas Institucionais Da Capes Trazem Beneficios Para Pos Graduacao
Data de publicação 23/02/2021 - 15:14 Atualizado em: 23/02/2021 - 15:14

Novas regras para concessão de bolsas institucionais da Capes trazem benefícios para a pós-graduação da Unipampa

Por Franceli Couto Jorge

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, recentemente, o quantitativo de bolsas de cotas institucionais para os cursos de pós-graduação do Brasil. No período de março de 2021 a fevereiro de 2022, serão ofertadas 84,3 mil bolsas. O novo modelo adotado pela Instituição para a distribuição das cotas considera as notas dos cursos, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) e o número médio de titulados da pós-graduação, o que traz benefícios para a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que passará a ser beneficiada com um número maior de bolsas.

A Capes avalia os programas de pós-graduação a cada quatro anos, em notas de 1 a 7, sendo 6 e 7 concedidas àqueles considerados de excelência, ao passo que 3 é a mínima necessária para um curso continuar em funcionamento após cada ciclo avaliativo. Com os novos critérios como a adoção do IDH e o número médio de titulados, os municípios menos desenvolvidos terão um aumento no número de bolsas ofertados para eles, com o objetivo de diminuir as diferenças existentes na pós-graduação.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unipampa, Fábio Leivas, o novo modelo está vigente desde 2020 e, pelo segundo ano consecutivo, traz benefícios para a Universidade com o acréscimo de bolsas na pós-graduação. “Nosso aumento foi de 78 cotas institucionais em 2020 para 99 cotas em 2021, ou seja, é um aumento de 26%”, exemplifica. Para Leivas, “esse quantitativo apesar de não atender toda a necessidade da Unipampa, reflete a qualidade dos nossos cursos e a expansão da pós-graduação na Instituição”.

Os cursos de mestrado da Unipampa contemplados com as cotas são: Bioquímica; Ciência Animal, Ciência e Engenharia de Materiais, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Computação Aplicada, Engenharia, Engenharia Elétrica, Ensino, Educação em Ciências em Química em Ciência da Vida e Multicêntrico em Ciências Fisiológicas. Já os cursos de doutorado com oferta de bolsas pela Capes são: Bioquímica, Ciência Animal, Ciências Biológicas, Educação em Ciências em Química em Ciência da Vida e Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

Com informações da CCS/Capes e Proppi/Unipampa