Início > Reitor Roberlaine Ribeiro Jorge Recebe Titulo de Doutor Honoris Causa

Reitor Roberlaine Ribeiro Jorge recebe título de Doutor Honoris Causa

A distinção foi concedida ao reitor pela Faculdade de Educação Sesi
Por Emanuelle Tronco Bueno

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, recebe o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi-SP). A cerimônia ocorreu em 22 de novembro, no Teatro do Centro Cultural da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), durante a 19ª Edição da Mostra Internacional do Cinema Negro. A solenidade também outorgou o título ao professor da Universidade de São Paulo (USP), Kabengele Munanga. Na mesma noite, o professor Celso Prudente, curador da 19ª Mostra, recebeu também recebeu este título pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Esta homenagem é concedida a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol da cultura, educação ou humanidade.

O reitor da Unipampa enfatizou a significância deste reconhecimento declarando que “receber uma distinção como essa é, sem dúvida, uma alegria, pois expressa um reconhecimento da nossa trajetória como exemplo para a sociedade, bem como das nossas atitudes e atos, que são vistos como referência”. O professor também expressa o orgulho pessoal e de sua família com essa homenagem, mas sem deixar de salientar o papel da Unipampa em sua trajetória:

“é a representação da relevância do nosso trabalho e eu só posso ser reconhecido porque tenho a oportunidade de estar no ambiente do serviço público, na Unipampa, o lugar em que foi possível eu exercer meu trabalho como docente, gestor e nas mais diversas áreas”, conclui o reitor.

O professor Roberlaine Ribeiro Jorge ingressou na Unipampa em 2011 para atuar no Campus Alegrete, especificamente no curso de graduação em Engenharia Agrícola. Ao longo de sua trajetória profissional na Unipampa, o professor participou de diversos projetos, bem como manteve contato com servidores que hoje integram seu agradecimento: “eu divido este reconhecimento, com certeza, com todas as pessoas que estiveram em minha trajetória profissional”.

A distinção, que reconhece o inestimável contributo do reitor para construção da cidadania, é resumida por Roberlaine pela palavra “gratidão”: “este é um título marcante em minha vida e estou muito feliz de ter esta oportunidade. Por isso, agradeço a todos que eu convivi, aprendi e compartilhei conhecimentos. O sentimento é de felicidade, alegria, mas sobretudo de gratidão às pessoas que me acompanharam e estiveram ao meu lado neste percurso”.

Quem é Roberlaine Ribeiro Jorge?

Atual reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e professor associado da Instituição, lotado no Campus Alegrete. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental também pela Ufrgs. Já atuou como coordenador do curso de Engenharia Agrícola da Unipampa e foi membro do Conselho Universitário (Consuni). Também exerceu o cargo de diretor do Campus Alegrete. Atua como professor do ensino superior desde 1993. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase nas áreas de mecanização agrícola e engenharia de água e solos.