Início > Unipampa Participa Do Xi Forum Ead E Das Celebracoes Do Dia Nacional Da Ead
Data de publicação 04/12/2023 - 18:36 Atualizado em: 04/12/2023 - 18:36

Unipampa participa do XI Fórum EaD e das celebrações do Dia Nacional da EaD

O Fórum aconteceu de 14 a 17 de novembro de 2023

Por Andriel Martinez | Estagiário de Jornalismo

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou das atividades do XI Fórum de Educação a Distância, juntamente com a Associação Universidade em Rede (UniRede) e outras três  universidades federais do estado: Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

O Fórum foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unipampa, através da Divisão de Educação a Distância, em conjunto com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo a Pró-reitoria, o evento tem o objetivo de promover um espaço de reflexão e discussão para que educadores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados na educação a distância possam compartilhar conhecimentos, aprendizados e colaborar em projetos. Com isso, a meta é aprimorar cada vez mais o ensino a distância.

O XI Fórum EaD ocorreu totalmente on-line e contou com uma programação de atividades síncronas e assíncronas, realizadas pelo canal @ceadunipampa no Youtube, com palestras e rodas de conversa, bem como oficinas, realizadas através da plataforma Moodle.

Dia Nacional do EaD

A data de 27 de novembro ficou instituída como o Dia Nacional da Educação a Distância através do disposto na Lei  nº 13.620/2018. O objetivo é instituir um momento de reflexão sobre a importância e os avanços desta modalidade de ensino, que é colocada em pauta a partir da crescente utilização da tecnologia digital na educação.

Segundo a Prograd, “este encontro entre as Instituições Federais no Fórum marca não apenas uma data, mas um compromisso contínuo com a excelência na educação a distância”.