Início > Vitrine Tecnologica Expoe Inovacoes Produzidas Na Unipampa
Data de publicação 21/12/2020 - 17:23 Atualizado em: 21/12/2020 - 17:28

Vitrine Tecnológica expõe inovações produzidas na Unipampa

Seção reúne amostra das tecnologias desenvolvidas por pesquisadores da Unipampa
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Divisão de Inovação Tecnológica (DIT), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), incluiu em seu site a seção “Vitrine Tecnológica”, espaço criado para divulgar uma amostra das tecnologias desenvolvidas por pesquisadores da Instituição. O projeto, coordenado pela professora Caroline Moraes, foi divulgado no dia 17 de dezembro após pesquisa e execução da DIT. A iniciativa teve apoio direto da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) da Unipampa, liderada pelo coordenador Velci Queiroz de Souza. Na página da Vitrine Tecnológica estão expostas a tecnologia, o problema que ela resolve, suas aplicações e seus resultados, com uma linguagem acessível.

Com o objetivo de favorecer a interação da Universidade com a sociedade, bem como de divulgar e de valorizar as tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores da Unipampa, a Vitrine Tecnológica também visa despertar o interesse das comunidades externas em relação à pesquisa científica local. Até o momento, a Vitrine divulgou as patentes de invenção e os modelos de utilidade, que possuem a Unipampa como depositante principal. Porém, conforme informações da Proppi, a proposta é disponibilizar, no primeiro semestre de 2021, outros produtos produzidos na Unipampa, a exemplo de programas de computador, bem como patentes produzidas por pesquisadores da Universidade em conjunto com outras instituições de ensino superior.

Conforme o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas, a expectativa é “divulgar as tecnologias produzidas na Unipampa para a comunidade interna e externa, motivando outros pesquisadores a registrarem seus produtos de inovação e também apresentar o que temos para a comunidade, objetivando a transferência de tecnologia ou licenciamento dos produtos”.

Para conhecer mais o projeto, acesse a Vitrine Tecnológica da Unipampa.