Início > Diálogos com o Reitor: História do Batuque - “Ancestralidade e oralidade"

Diálogos com o Reitor: História do Batuque - “Ancestralidade e oralidade"

Datas:
Ter, 21/07/2020 - 19:00 até 21:00
Detalhes:

A história do Batuque está intimamente relacionada à história do povo negro em nosso estado. Nesta diálogo, abordaremos a contextualização das tradições de matriz africana em solo gaúcho, suas origens, valores civilizatórios, contribuições e legados.

Convidados:

Prof. Dr. Bàbá Hendrix Silveira

Bàbálórìṣà da Comunidade Tradicional de Terreiro Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre. Doutor em Teologia pelas Faculdades EST. Assessor Técnico do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul. Docente na Secretaria Municipal de Educação de Canoas. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Identidade Étnica e Interculturalidade das Faculdades EST.

Bàbá Léo Fernando Rodrigues de Oxalá

Babalorixá da Comunidade tradicional de Terreiro Ilé Oxalá Segbô, Nação Djedje Nagô, com 36 anos de Axé. Herdeiro Religioso do Axé Sociedade Africana São Jorge onde foi iniciado e aprontado. Analista de Negócios e Sistemas no Hospital São Lucas/PUC. Consultor em Gestão de Processos Hospitalares e Gestão de Sistemas Acadêmicos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Mediador(a):

Prof. Roberlaine Ribeiro Jorge

Reitor da Universidade Federal do Pampa

Profa. Marta Iris Camargo Messias da Silveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Campus Uruguaiana e Assessora de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão da Unipampa.

Organização do evento:
Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão - ADAFI