Início > Pesquisas desenvolvidas na unipampa sao apresentadas no xvi congresso latino americano de
Data de Publicação 06/12/2019 - 13:43 Atualizado em 06/12/2019 - 13:53 2209 visualizações

Pesquisas desenvolvidas na Unipampa são apresentadas no XVI Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia no Peru

Por Franceli Couto Jorge

O curso de Bacharelado em Enologia da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, marca sua presença em mais um evento da área. Desta vez, uma delegação, formada por oito estudantes e um professor, participou do XVI Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia, realizado entre os dias 26 e 30 de novembro, na cidade Ica, no Peru.

Foram aprovados 12 trabalhos científicos para o evento, sendo dez orientados pelo professor Juan Saavedra del Aguila e dois pelo professor Marcos Gabbardo. Das 12 pesquisas, nove foram apresentadas na modalidade oral e três como pôster. A participação de seis estudantes contou com um auxílio da Unipampa, sendo dois por meio do Programa de Apoio à Participação de Estudantes em Eventos (Pape), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), e quatro com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

O XVI Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia reuniu pesquisadores da Argentina, do Brasil, da Bolívia, do Chile, da Espanha, da França, da Itália, do Peru e do Uruguai. Na pauta do evento estavam temas como o setor vitivinícola frente aos desafios das mudanças climáticas, as experiências em vitivinicultura orgânica, fatores de produção e qualidade das uvas, avanços e perspectivas da situação vitivinícola nos países latino-americanos.

Na opinião do professor, Juan Saavedra del Aguila, é fundamental para o curso de Bacharelado em Enologia “apresentar as suas pesquisas para a comunidade científica, fazendo também as nossas contribuições para o avanço desta área”. Quanto à importância da presença da instituição em eventos, o professor destaca que é mais uma forma de internacionalização da universidade, “fundamental no meio acadêmico”.

Pesquisas apresentadas no congresso aliam teoria à prática

Os experimentos foram desenvolvidos pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Enologia do Campus Dom Pedrito da Unipampa. As pesquisas envolvem alternativas sustentáveis para plantio, a influência da desfolha sobre aspectos agronômicos na Cabernet Sauvignon, a influência de fertilizante foliar na Chardonnay, o efeito do Silicato de Sódio na Merlot, avaliação dos parâmetros físico-químicos do mosto da Cabernet Sauvignon, índice de Clorofila, produtividade, comprimento e largura de cacho, entre outros.

Os estudos investigam diferentes aspectos da produção e das variedades de uva. Para Aguila, uma das contribuições das pesquisas refere-se ao processo de ensino-aprendizagem. “Com as pesquisas realizadas pelos discentes, muitas disciplinas ministradas em sala de aula passam a fazer sentido, resultado na formação de profissionais de excelência”, explica o docente. Além disso, esses estudos favorecem a extensão universitária, já que alguns são desenvolvidos em campos de viticultores.

Para saber mais sobre cada um dos trabalhos desenvolvidos por acadêmicos e professores da Unipampa e apresentados no XVI Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia, no Peru, basta clicar sobre o título da pesquisa. Você será redirecionado para o resumo dos trabalhos, onde constam os autores, as instituições envolvidas, os objetivos, a metodologia e os resultados de cada estudo.

Pó de rocha via foliar em porta enxertos de videira ’SO4’

Aspectos agronômicos influenciados pela desfolha na ‘Cabernet Sauvignon’

Fertilizante foliar na ‘Chardonnay’ em Dom Pedrito – Rio Grande do Sul (RS)

Silicato de Sódio na 'Merlot' produzido em Dom Pedrito - Rio Grande do Sul (RS)