Início > Doutorando do ppgecqvs ministra curso de formacao com professores em ensino de astronomia em sao
Data de publicação 24/04/2023 - 16:16 Atualizado em 25/04/2023 - 13:49 135 visualizações

Doutorando do PPGECQVS ministra curso de formação com professores em ensino de astronomia em São Borja

Por Sofia Viero Sorgetzt

Uma parceria entre o Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Borja, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Escola Estadual de Ensino Médio Aparício Silva Rillo proporcionou a professores do Ensino Fundamental a oportunidade de cursar uma formação em ensino de astronomia.

O curso “Ensino de Astronomia Baseado em Modelos para o Ensino Fundamental” foi ministrado pelo doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e técnico-administrativo da Unipampa, Fernando Siqueira da Silva. De acordo com Siqueira, “o curso de formação continuada com professores possui grande relevância no sentido de oferecer novas metodologias e materiais didáticos para o ensino de astronomia no ensino fundamental. Atualmente a escola precisa dar conta de uma série de conteúdos e temáticas de astronomia que estão contempladas na disciplina de Ciências da Natureza, porém, os professores carecem de capacitação e de materiais didáticos para ensinar determinados fenômenos celestes”.

Ministrado nos meses de novembro de 2022 e março e abril de 2023, o curso ofertou atividades teóricas e práticas, como a produção de materiais didáticos e ensino de metodologias para os professores de ciências trabalharem com seus alunos no Ensino Fundamental. Destacaram-se temas como métodos para identificação de pontos cardeais, estudo e compreensão das estações do ano, ciclo dia e noite, nascimento e pôr do Sol, movimento diário do Sol e incidência do Sol no planeta Terra.

Entre os métodos ensinados no curso para identificação dos pontos cardeais estão o método das sombras iguais, aplicado durante o dia, baseando-se nas sombras produzidas pelo gnômon, uma haste verticalmente fixada no solo, além do método do Cruzeiro do Sul, aplicado à noite, baseado na constelação de mesmo nome. O estudo da esfera celeste e do plano do horizonte auxiliam na compreensão da trajetória do Sol e da duração do dia e da noite. Um modelo para ensino do movimento diário do Sol foi construído com materiais reciclados. O plano do horizonte foi produzido pelos alunos utilizando materiais como CDs, miçangas e papel adesivo. O método mostra a incidência do Sol em diferentes lugares do planeta a partir da sua latitude. Também foi realizado o estudo das cartas solares, que representam a projeção da trajetória anual do Sol em superfície plana considerando diferentes locais do planeta Terra. O estudo das estações do ano foi feito utilizando um modelo concreto, o globo terrestre e uma lâmpada no centro simulando o sistema Sol-Terra. Com esse modelo, busca-se oferecer uma visão do movimento diário do Sol seja pelas visões a partir da terra e a partir do universo.

Além dos modelos de ensino concretos, também foram utilizados modelos virtuais em aplicativos como Geogebra, Stellarium, Analysis SOL-AR, do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Calculadora Solar da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) .

Após o final das aulas, Fernando Siqueira, ministrante do curso, realizará entrevistas individuais com os alunos a fim de verificação do aprendizado.