Início > Editais de bolsas de iniciacao cientifica probicprobiti fapergs da unipampa consideram licenca
Data de publicação 07/05/2020 - 15:02 Atualizado em 07/05/2020 - 15:08 450 visualizações

Editais de bolsas de iniciação científica Probic/Probiti-Fapergs da Unipampa consideram a licença maternidade na análise do currículo

Seguindo a política adotada pela Universidade Federal do Pampa em editais anteriores, de considerar o impacto que a maternidade tem na carreira cientifica das mulheres, os editais Probic e Probiti/Fapergsda Unipampa, lançados recentemente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), consideram a licença maternidade e adotante na análise do currículo das/os proponentes.

Nestes editais, para as pesquisadoras ou pesquisadores que foram beneficiários de licença maternidade ou licença adotante durante os anos de 2015 a 2020, serão consideradas publicações/atividades por um ano adicional, portanto, a partir do ano de 2014 até a data limite da submissão. A submissão aos editais está aberta até quarta-feira, 13 de maio.

A consideração deste período adicional na análise do currículo reflete o reconhecimento do impacto que a maternidade tem na carreira científica, principalmente das mulheres que são mães. Pesquisas recentes divulgadas pelo grupo Parent in Science mostram que este impacto está presente na carreira das cientistas brasileiras. O grupo demonstrou que o nascimento de um filho promove uma queda da produtividade da cientista por um tempo superior ao período de licença maternidade. Em média, somente após aproximadamente três anos do nascimento do filho a pesquisadora começa a retomar o crescimento de sua produção. Uma queda de produtividade de tal tamanho não é vivenciada em nenhum ponto da carreira de pesquisadoras sem filhos ou dos pesquisadores homens.

Esses dados refletem a importância de políticas que considerem a licença maternidade na análise do currículo das cientistas para garantir uma concorrência com mais equidade entre os gêneros, conforme avalia a chefe da Divisão de Pós-Graduação da Proppi, Pâmela Carpes. "Obviamente, este não é o único fator que impacta a carreira científica das mulheres, mas é um fator importante cujo impacto foi objetivamente determinado. No Brasil, diversas universidades e agências de fomento, inclusive a FAPERGS, têm considerado este fator na análise do currículo durante a avaliação de seus editais", afirma a docente, que já recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência (L'Oreal/Unesco/ABCiências).

A Unipampa foi uma das IES pioneiras nesta iniciativa, ao incluir esta consideração já nos editais de bolsas de IC em 2019.

Edital nº 101/2020: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Probic)

Edital nº 102/2020: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Probiti)

Aberto edital para o Programa Institucional de Bolsas Fapergs/Unipampa

Com informações de Pâmela Carpes