Início > Grupo de neuromecanica aplicada participa do xxix congresso da sociedade internacional de
Data de publicação 14/08/2023 - 13:40 Atualizado em 14/08/2023 - 13:40 120 visualizações

Grupo de Neuromecânica Aplicada participa do XXIX Congresso da Sociedade Internacional de Biomecânica realizado no Japão

Durante o evento, o coordenador do Grupo e professor da Unipampa, Felipe Carpes, foi nomeado presidente da Sociedade Internacional de Biomecânica

O Grupo de Neuromecânica Aplicada (GNAP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Uruguaiana, esteve representado pelo professor Felipe Carpes no XXIX Congresso da Sociedade Internacional de Biomecânica, realizado entre os dias 30 de julho e 03 de agosto, em Fukuoka, no Japão. O principal congresso da área ocorre a cada dois anos e, em 2023, coincidiu também com o aniversário de 50 anos da Sociedade Internacional de Biomecânica (International Society of Biomechanics).

O professor da Unipampa e coordenador do GNAP apresentou trabalhos desenvolvidos no Campus Uruguaiana nas temáticas de predição de fatores de risco para lesão de joelho no esporte e desenvolvimento de tecnologias markerlesss para captura 3D de movimentos. Para Carpes "a apresentação dos resultados destes projetos, que tem fomento CNPq e FAPERGS, não apenas refletiu avanços significativos na área, mas, também, demonstrou a dedicação do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica da Unipampa à exploração de soluções inovadoras para desafios biomecânicos complexos".  Além de suas contribuições como pesquisador, o professor Carpes atuou na coordenação de sessões temáticas durante o congresso.

De acordo com o pesquisador, o evento também foi um importante marco na história do desenvolvimento da biomecânica na América Latina. "Como sempre acontece, o congresso também recebeu o conselho executivo da International Society of Biomechanics, que em sua reunião anual discutiu temas de relevância para o avanço da área e nomeou novos diretores", explica Carpes. Com as eleições realizadas em 2023, a Sociedade Internacional de Biomecânica nomeou seus novos conselheiros.

O professor Felipe Carpes, após uma trajetória de quase uma década de atuação no conselho executivo, é o primeiro latino-americano eleito como o presidente da Sociedade Internacional de Biomecânica. Carpes afirma que é: "uma honra e responsabilidade de magnitude notável". O pesquisador inicia um ciclo de seis anos na liderança da Sociedade, com diversos papeis de tomada de decisão e representação da área em todo o mundo.

A nomeação de Felipe Carpes como presidente da Sociedade Internacional de Biomecânica também carrega o prestígio da Universidade Federal do Pampa, sua instituição de afiliação. "Esse marco não apenas representa um feito notável para a comunidade de biomecânica do Brasil, mas também posiciona o país como um protagonista influente no cenário internacional da pesquisa biomecânica", finaliza o novo presidente.