Início > Unipampa realiza cerimonia de certificacao da residencia multiprofissional integrada em saude
Data de publicação 07/03/2023 - 18:04 Atualizado em 07/03/2023 - 18:04 126 visualizações

Unipampa realiza cerimônia de certificação da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde

Evento ocorre na próxima sexta-feira, 10, às 18h, no Auditório do Campus Uruguaiana
Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza na próxima sexta-feira, 10, às 18h, no Auditório do Campus Uruguaiana, a cerimônia de certificação da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde. São 16 concludentes das áreas de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A solenidade abrange a certificação dos estudantes do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva, do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência. Os concludentes ingressaram em março de 2021 e totalizaram 5.760 horas, desenvolvidas em 24 meses de atividades práticas e teóricas.

De acordo com a diretora do Campus Uruguaiana, professora Cheila Stopiglia, o objetivo dos programas de residência é a cooperação intersetorial entre a Unipampa e os serviços de saúde, para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, atuando no Sistema Único de Saúde (SUS). A docente explica que, durante a sua formação, esses profissionais receberam bolsas de trabalho mensais,  financiadas pelo Ministério da Educação (MEC), totalizando investimento anual superior a R$ 1,5 milhões de reais.

Os serviços de saúde do município de Uruguaiana, especialmente o Hospital Santa Casa de Uruguaiana e as unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde foram os espaços de prática das atividades formativas desses pós-graduandos. "Dessa forma, com essa parceria, os serviços de saúde recebem profissionais enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos (supervisionados por docentes da Unipampa) para  atuarem nos serviços, sem a necessidade de nenhuma contrapartida financeira por parte do município", esclarece Cheila.