Início > Projeto de pesquisa de cacapava do sul realiza 3a viagem argentina para estudar exposicoes rochosas
Data de Publicação 22/11/2023 - 10:28 Atualizado em 22/11/2023 - 10:28 72 visualizações

Projeto de pesquisa de Caçapava do Sul realiza 3ª viagem à Argentina para estudar exposições rochosas 

O estudo é financiado pela Petrobrás, com colaboração da Universidade Estadual de Maringá e da instituição francesa Aix-Marseille

Por Flávia Carolina de Andrade | Estagiária de Jornalismo

O Projeto de Desenvolvimento, Pesquisa e Inovação (PD&I), intitulado “Modelos virtuais de afloramento: construção, extração e integração de informações estratigráficas, sedimentológicas, diagenéticas e estruturais em 3D”, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Caçapava do Sul, realiza terceira pesquisa de campo na cidade de Salta, na Argentina. A ação ocorreu do dia 13 de novembro até 15 de dezembro. 

Integrantes do projeto realizaram a análise do local com auxílio de equipamentos de última geração (Foto: Felipe Guadagnin)

A primeira viagem aconteceu em fevereiro deste ano com destino à cidade de Neuquén, na Argentina. Já a segunda pesquisa em campo foi para a cidade de Salta, localizada no norte do país. 

A expedição teve 24 integrantes, dentre eles alunos, professores e técnicos-administrativos da Universidade. A coleta de dados ocorreu nas rochas das cidades argentinas de Neuquén e Salta, a fim de observar os parâmetros geográficos e aplicá-los em extrações de óleo e gás natural na Chapada da Diamantina, na Bahia. 

Felipe Guadagnin, professor de Geofísica e Geologia da Unipampa, é coordenador do estudo. Após as observações de campo, a pesquisa continua no Laboratório de Análise de Sinais Geofísicos. O professor afirma que a iniciativa começou em setembro de 2022 e tem importância internacional, pois envolve a aplicação de conhecimentos no aprimoramento da indústria petrolífera e petroquímica. 

Pesquisadores discutindo sobre a coleta de dados em Salta, na Argentina (Foto: Felipe Guadagnin)

Financiado pela Petrobrás, o projeto de pesquisa utiliza ferramentas e equipamentos de análise geológica modernos, além de contar com o pagamento de bolsas de estudos, estadia, deslocamento e demais custos por parte da empresa. A instituição financeira Fundação Luiz Englert é responsável por gerenciar e repassar os valores à Unipampa. 

Além da Unipampa, há uma rede colaborativa entre a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Aix-Marseille (AMU), da França, para as atividades que envolvem o projeto de pesquisa. Ao todo, três equipes se revezam para realizar as viagens de campo e analisar as exposições rochosas.

Tags: Ensino