Início > Unipampa promove capacitacao de feirantes em dom pedrito por meio do projeto feira e pop
Data de Publicação 06/10/2025 - 13:49 Atualizado em 06/10/2025 - 13:50 27 visualizações

Unipampa promove capacitação de feirantes em Dom Pedrito por meio do projeto “A Feira é Pop”

Atividade realizada no campus reuniu 28 participantes e fortalece os vínculos entre universidade e comunidade local
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do projeto de extensão "A Feira é Pop", promoveu na última semana de setembro, no Campus Dom Pedrito, uma nova capacitação voltada a feirantes do município. A atividade teve como tema "Boas Práticas no Manuseio de Alimentos" e foi conduzida pela professora Suziane Jacobs. O evento teve a participação de 28 feirantes locais.

A ação integra os objetivos do projeto de extensão, que busca inovar socialmente a comercialização de produtos da agricultura familiar, com foco na produção local, sustentável, orgânica e agroecológica. O curso abordou práticas essenciais para segurança alimentar e desenvolvimento de produtos, considerando a realidade dos feirantes atuantes nas áreas de hortifrúti, panificados, laticínios, confeitaria, entre outros.

“A capacitação é, sem dúvida, fundamental nos tempos atuais, pois além de contribuir para uma entrega mais efetiva, ajuda no desenvolvimento de novos produtos, o que aumenta o faturamento mensal das famílias”, destaca a professora Suziane Jacobs, responsável pela oficina.

A iniciativa contou também com o envolvimento de estudantes bolsistas da Unipampa. O aluno do curso de Enologia, Vinícius Tellier, enfatizou o valor da experiência: “Aprendi bastante com a realidade dos feirantes. Participar do projeto me fez crescer como aluno e como pessoa.”

Para o professor Juliano Luiz Fossá, coordenador do projeto, a atividade representa a essência da missão universitária. “Este momento é a finalidade de nossa missão enquanto universidade. Ouvimos as demandas e estamos ofertando, via extensão universitária, capacitação aos nossos feirantes. Estamos realizados com a nossa prática extensionista”, ressalta.

A feirante Mariane Langbecker, participante da formação, avaliou positivamente a capacitação: “Foi de grande valia para os feirantes presentes, abrangendo diferentes tipos de alimentos e discutindo situações cotidianas com uma abordagem didática e acessível.”

Acompanhe as atividades do projeto pelo Instagram @afeiraepop.

Tags: Extensão