Início > Unipampa se soma campanha de solidariedade aos povos indigenas diante da covid 19
Data de Publicação 25/06/2020 - 14:59 Atualizado em 25/06/2020 - 14:59 424 visualizações

Unipampa se soma a campanha de solidariedade aos povos indígenas diante da Covid-19

Os povos indígenas estão sendo diretamente afetados por outra pandemia, desta vez a Covid-19, que, além da grave crise sanitária para setores da população, especialmente da população indígena, é ainda mais agravada pelas consequências econômicas. Na Região Sul, as rendas destes povos sobrevém principalmente da venda de artesanatos e do trabalho em frigoríficos, atividades hoje entre as de mais alto risco. Com isso a situação entre as comunidades indígenas corre o risco de se agravar ainda mais.

Preocupada com esse cenário, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se soma à campanha da Frente Indígena e Indigenista de Prevenção e Combate do Coronavírus (Covid-19) em Terras Indígenas da Região Sul do Brasil.

A Assessoria (Adafi), em consonância com o Gabinete da Reitoria, estimulam os servidores da Unipampa a voluntariamente fazer doações à frente, por meio do link https://doacaolegal.com.br/c/frente-indigena-de-prevencao-e-combate-ao-c...

A “Frente Indígena de Combate e Prevenção ao Covid-19” é um Coletivo de lideranças indígenas e indigenistas da região Sul do país, preocupados com a situação de vulnerabilidade social e segurança alimentar dos Povos Indígenas Guarani, Kaingang, Laklãnõ Xokleng, Xetá e Charrua.

Jornada Universitária

Entre os grupos que se somam à causa indígena, o curso de Licenciatura em Educação do Campo convida para a Jornada Universitária pela Reforma Agrária e por Direitos ao Território, a ser realizado em conjunto com a UFFS e com a Furg, como uma ação do Projeto de Extensão: II Encontro Internacional dos Povos do Campo da Unipampa, o qual contará com a presença de Fernanda Kaingang a falar sobre a situação dos povos indígenas na atualidade. O evento pode ser acompanhado pelo link:  https://meet.google.com/yme-sbiu-ced, conforme programação abaixo:

Dia 24/06, às 19 horas

Lutas em Defesa do Território e dos Direitos: Movimentos Sociais e as Tarefas da Conjuntura Atual

- Fernanda Kaingáng do Instituto Kaingáng (INKA) e da Frente Indígena e Indigenista de Prevenção e Combate ao Coronavírus Região Sul

- Frei Sérgio Antônio Görgen do Movimento de Pequenos Agricultores - MPA

- Fábio Luiz Zeneratti professor da UFFS

Dia 26/06, às 19 horas

Agroecologia, Mulheres, Solidariedade e Circuitos de Acesso aos Alimentos

- Givânia Silva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ

- Priscila Facina Monnerat do Coletivo Paranaense das Mulheres do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra -MST

- Patrícia Lovatto professora da FURG